Vasco amplia opções e reforça o elenco antes de estreia no Brasileiro
Com opções no elenco, o Vasco estreia no Brasileiro nesta quinta-feira, buscando zerar problemas da temporada passada.

Montar um time competitivo na Série A do Brasileirão exige poder de investimento. Montar um elenco com opções de banco de reservas que mantenham o nível próximo ao dos titulares é uma missão ainda mais complexa. Pouco a pouco, o Vasco vem fazendo ambos nos últimos anos. Hoje, ainda que sem dois reforços (Marino Hinestroza e Brenner), o cruz-maltino estreia no Brasileirão, diante do Mirassol, às 20h, no Maião, potencializado por essa construção.
O principal exemplo do novo contexto é um atleta que já está no elenco há três anos. Puma Rodríguez, que passou boa parte de 2025 com poucos minutos, mostrou seu valor na reta final da temporada, substituindo, improvisado, Lucas Piton em partidas decisivas na Copa do Brasil e no Brasileirão. As boas atuações mexeram com os bastidores e terminaram com uma renovação de contrato, algo que havia virado dúvida.
Com isso, o Vasco abriu 2026 com um lateral de alto nível e capaz de atuar nos lugares de Paulo Henrique e Lucas Piton, que não começaram o ano no melhor dos momentos. Puma, que marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre o Boavista, pelo Campeonato Carioca, segue como titular hoje, já que Paulo Henrique ficou fora dos relacionados por dores no pé esquerdo.
Ainda na defesa, o zagueiro Alan Saldivia, pedido do técnico Fernando Diniz, é outro que compete por posição. No caso dele, com Carlos Cuesta e Robert Renan, reforços badalados de 2025.
As chegadas mais promissoras, porém, foram no setor ofensivo. Brenner tentará preencher a lacuna deixada pela venda de Rayan, enquanto Hinestroza (que pediu para ser chamado de Marino) vira mais uma opção para o setor que já tem Andrés Gómez e Nuno Moreira, pilares do time de Diniz. A dupla foi regularizada ontem, mas não a tempo de ir para a partida.
Quem estará no Maião é o meia-atacante Rojas. Titular pela primeira vez diante do Boavista, o colombiano mostrou poder de drible e criação. É um atleta polivalente, que pode atuar aberto ou centralizado. Ou seja, mais uma chance de o clube encontrar um substituto (e concorrente por posição) para Coutinho, o que ainda não conseguiu.
O Vasco segue no mercado. Ontem, o presidente Pedrinho confirmou que o clube negocia com o lateral-esquerdo Cuiabano (do Nottingham Forest-ING) e com o centroavante Spinelli (Independiente del Valle-EQU).
O Mirassol, que perdeu Felipe Jonatan (fim de contrato), não tem outros desfalques para a partida. O volante Yuri Lara, querido pela torcida do Vasco, reencontrará o cruz-maltino.
Fonte: Extra