Vasco amplia garantias em acordo e inclui cotas de TV e direitos de atletas

Segundo o Vasco da Gama, o objetivo é viabilizar o plano de recuperação judicial, que prevê regras específicas para o pagamento das dívidas.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho em entrevista coletiva (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

O Vasco da Gama deu um passo importante em seu processo de recuperação judicial. O presidente Pedro Paulo de Oliveira apresentou à Procuradoria da Fazenda Nacional um documento que reforça a proposta de acordo fiscal, ampliando as garantias para negociar suas dívidas federais.

A Agência RTI Esporte apurou que entre os ativos oferecidos estão 50% dos direitos econômicos dos jogadores do elenco profissional e 10% das cotas de TV da Liga Forte União, referentes ao período entre 2026 e 2030.

A estimativa é que esses ativos apresentados pela diretoria somem mais de R$ 340 milhões, valor que se adiciona aos imóveis da Sede Náutica da Lagoa e do estádio de São Januário, já incluídos na proposta anterior.

O objetivo da diretoria é cobrir o passivo fiscal e viabilizar um acordo com a União. O objetivo é assegurar condições compatíveis com o plano de recuperação judicial, que prevê prazos alongados, descontos e regras específicas para o pagamento das dívidas.

Além disso, o Vasco argumenta que a estratégia não compromete o funcionamento do futebol profissional nem as demais atividades esportivas. A intenção é garantir a sustentabilidade financeira e manter o clube em plena operação enquanto cumpre suas obrigações.

Ainda segundo apurou a reportagem, o plano de transação individual com a Fazenda Nacional busca encerrar um ciclo de insegurança jurídica e abrir caminho para uma nova fase administrativa no Vasco.

Dirigentes consideram que o acerto pode fortalecer a credibilidade do Vasco diante do mercado e dos credores. Com a adesão à Liga Forte União e o potencial de receitas futuras, o clube tenta equilibrar seu fluxo de caixa e reduzir a dependência de aportes emergenciais.

Qual é a dívida atual do Vasco hoje?

Antes de tudo, o Vasco da Gama anunciou, em 6 de maio de 2025, que protocolou o pedido de recuperação judicial envolvendo tanto o clube associativo quanto a SAF. Segundo o levantamento mais recente, o passivo total do Cruzmaltino é estimado em R$ 1,4 bilhão.

Fonte: RTI Esporte

Comente

Veja também
Andrey Santos marca golaço pelo Chelsea e europeus vão à loucura; veja reações

Volante revelado no Vasco da Gama, Andrey Santos anotou um belo gol na vitória do Chelsea sobre o Wolverhampton.

Vasco perde para o América-MG no 1º jogo das oitavas da Copa do Brasil Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o América-MG por 2×0, na Arena Independência, pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil Sub-20.

Confira datas, horários e onde assistir a Vasco x Fluminense pela Copa do Brasil

Confira as datas e os horários das partidas entre Vasco da Gama e Fluminense, pelas semifinais da Copa do Brasil.

Rayan treina com o elenco e deve voltar contra o São Paulo

O atacante Rayan treinou sem restrições e deve ficar à disposição para enfrentar o São Paulo, neste domingo.

Detalhes do possível interesse do Vasco em Jefferson Lerma, do Crystal Palace

O Vasco da Gama inicia planejamento para 2026 e mira a contratação de Jefferson Lerma, do Crystal Palace; confira detalhes.

GB desafia concorrência e vira opção para Diniz no Vasco

Em alta sob o comando de Fernando Diniz, GB aproveita bem as oportunidades e vira mais uma opção para o ataque do Vasco da Gama.

Vasco vive grande momento com o setor defensivo; veja números

Com Carlos Cuesta e Robert Renan em destaque, Vasco da Gama tem sistema defensivo em alta; confira os números.

Thiago Mendes completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

Contratado na última janela de transferências, Thiago Mendes é uma das últimas opções para a posição no Vasco da Gama.

De G4 a G9: veja todos os cenários que podem levar o Vasco à Libertadores

Embalado no Capmpeonato Brasileiro, o Vasco da Gama ainda depende apenas de si para se manter na briga por Libertadores.

Vasco treina normalmente após operações policiais no Rio

Após dia tenso no Rio de Janeiro, o Vasco da Gama volta ao trabalho no CT Moacyr Barbosa de olho no São Paulo, no domingo.