Vasco pode aproveitar altitude com chutes fortes

Altitude pode ser aliada do vasco nas cobranças de falta e nos chutes de fora da área.

Um dos terrores para brasileiros no que diz respeito à preparação física, a altitude pode virar aliada do Vasco no jogo contra o Aurora (BOL),  com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, nesta quarta-feira, em Cochabamba, que fica 2.560m acima do nível do mar. Afinal, o expressinho escalado por Cristovão Borges conta com três especialistas em chutes de média e longa distância para aproveitar a velocidade da bola: Bernardo, Fellipe Bastos, além de Nilton, apelidado de Canhão da Colina.

Nas situações em que o Vasco utilizou time misto ou reserva, sem os medalhões, Bernardo apareceu como principal destaque e, ao lado de Fellipe Bastos, fez dos chutes de fora da área uma arma. E eles contarão com um grande reforço nesse quesito: Nilton, que, recuperado de uma lesão no joelho direito, volta aos gramados nesta noite após cerca de um ano. Na altitude, chega mais rapidamente ao gol. E se os canhões vascaínos ao nível do mar já assustam…

– Em locais mais altos, não é que a bola vá com mais velocidade, mas, por ter menos resistência do ar, sofre menos influência. Se tem um jogador que chuta forte, por exemplo, a bola chega ao destino sem muitas variações, com quase a mesma velocidade – explicou o professor de física, Luis Alfredo Wurts.

Nilton, que vai atuar como zagueiro nesta quarta-feira, ganhou destaque com chutes de longa distância entre 2009 e 2010. Enquanto esteve fora, Fellipe Bastos mostrou características parecidas e fez gols utilizando a força no Brasileirão e na Copa do Brasil. Já Bernardo costuma usar mais o jeito, mas sem deixar de lado a força, principalmente nas cobranças de falta de média distância (ver infográfico com os canhões vascaínos na página).

Precauções com o ar
Além da velocidade da bola, a condição cardio-respiratória dos jogadores também preocupa. Por isso, a delegação preferiu ficar em Santa Cruz de La Sierra, que é no nível do mar, e vai para Cochabamba apenas poucas horas antes do jogo. Além disso, foram levados balões de oxigênio para a Bolívia.

____________________________________________________

Com a palavra

Luis Alfredo WurtsProfessor de física

“As moléculas mais pesadas ficam concentradas a nível do mar. Quanto mais alto, diminui o número dessas moléculas. Com isso, a resistência do ar na bola é menor também. O certo é que, como a bola sofre menos influência da resistência do ar, chega ao objetivo com menos variação de sua velocidade.

Um jogador que tem o chute forte pode ter vantagem, pois a bola chega ao gol com praticamente a mesma velocidade. Há mais dificuldade para se colocar efeito. A força de atrito gera variação de pressão nos lados da bola. Isso faz com que ela ganhe menos efeito do que o normal.”

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Crias do Vasco, Marlon Gomes e Eguinaldo conquistam Copa da Ucrânia

Com jogadores revelados na base do Vasco da Gama em campo, Shakhtar Donetsk empilhou sua 15ª taça na competição.

Zinho elogia Diniz e revela o que espera do técnico à frente do Vasco

Comentarista da ESPN Brasil, o ex-jogador Zinho destacou o trabalho de Fernando Diniz, novo técnico do Vasco da Gama.

Vasco defende escrita histórica contra o Fortaleza

Vasco da Gama e Fortaleza se enfrentam neste sábado (17), em São Januário, nona rodada do Campeonato Brasileiro.

PC Vasconcellos aponta missão de Diniz para recuperar futebol de Coutinho

Comentarista do Sportv, PC Vasconcellos avaliou o desafio que Fernando Diniz terá no Vasco da Gama com Philippe Coutinho.

Vasco emplaca pior sequência sem vitórias em quase 2 anos

Derrota por 1 a 0 para o Lanús-ARG, pela Sul-Americana, marcou a nona partida do Vasco da Gama sem vencer.

Do melhor ao pior: veja ranking de reforços do Vasco na era Pedrinho

Sob o comando do presidente Pedrinho, Vasco da Gama trouxe diversos jogadores no último ano para reforçar o Cruzmaltino.

Vasco completa 1 ano sem conseguir revender SAF; veja status da negociação

Vasco da Gama segue no mercado em busca de investidores, mas uma série de questões tem impedido as tratativas de avançarem.

Ação da Betfair homenageia torcedores do Vasco

Patrocinadora master do Vasco da Gama, Betfair está promovendo uma ação que oferece experiências exclusivas aos vascaínos.

Léo Jardim entra na mira do Porto

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim tem contrato com o Clube Cruzmaltino até o fim do ano e ainda não renovou seu vínculo.

Vasco acerta com Juh Morais para o futebol feminino; volante comemora

O Vasco acertou a contratação de Juh Morais para reforçar o elenco feminino para a sequência da temporada 2025.

Sair da versão mobile