Vasco alcança sua 19ª decisão de Taça Rio; veja o desempenho vascaíno na competição

Nas outras decisões, o Vasco da Gama foi campeão em 10 oportunidades, somando oito vices, sendo o maior vencedor da Taça Rio.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Madureira
Jogadores do Vasco em jogo contra o Madureira (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco) (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Com a vitória por 2×1 sobre o Madureira, no último sábado (10), em São Januário, o Vasco da Gama chegou à decisão da Taça Rio tendo como adversário o Botafogo, que passou pelo Nova Iguaçu.

Será a 19ª final de Taça Rio do Gigante na história, competição em que foi o primeiro campeão, em 1984. É também o maior vencedor dela, somando um total de 10 títulos, um a mais que o Flamengo, que tem nove.

Com isso, o Vasco tem a chance de abrir vantagem no topo da lista. O adendo é que, nesta edição, a Taça Rio está servindo apenas como um torneio de ‘consolação’ para os clubes que não avançaram à decisão do Campeonato Carioca.

Mais precisamente, só entraram nela o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo colocados na fase de classificação do Estadual. Por isso, não existe um maior apelo pelo título da Taça Rio, mas não deixa de ter relevância. Em outros tempos, vencê-la levaria o clube à decisão do Campeonato Carioca, sendo que enfrentaria o vencedor da Taça Guanabara.

Existe, no entanto, um fator importante tanto para o Vasco quanto para o Botafogo: a questão financeira. O campeão embolsará uma premiação de R$ 1 milhão, o que já será de grande ajuda em ambos os casos, diante da crise financeira que atravessam.

Voltando ao histórico vascaíno na Taça Rio, o site Lancenet, que já havia divulgado a quantidade de vezes que o Vasco chegou à final, detalhou as campanhas do Gigante na competição, em que venceu 10 e ficou com oito vices na conta.

Confira o desempenho do Vasco na história da Taça Rio

1984 – Campeão
1987 – Vice
1988 – Campeão
1989 – Vice
1992 – Campeão
1993 – Campeão
1996 – Vice
1998 – Campeão
1999 – Campeão
2000 – Vice
2001 – Campeão
2002 – Vice
2003 – Campeão
2004 – Campeão
2011 – Vice
2012 – Vice
2017 – Campeão
2019 – Vice

O Vasco enfrenta o Botafogo no primeiro jogo da decisão no próximo domingo (16), às 11h05min, no Nilton Santos. A partida de volta será no dia 22, que corresponde a um sábado, às 15h, em São Januário. Lembrando que não haverá vantagem, com o título sendo decidido nos pênaltis em caso de igualdade na soma dos placares.

Mais sobre:Taça Rio
Comente

Veja também
Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Sair da versão mobile