Vasco ainda tem chances de alcançar vaga para a Libertadores? Veja os cenários

Com três derrotas consecutivas, Vasco da Gama se distancia da Libertadores 2026, mas ainda tem chances; veja todos os cenários.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Botafogo
Jogadores do Vasco em jogo contra o Botafogo (Foto: André Durão)

As três derrotas consecutivas diminuíram drasticamente as chances de o Vasco alcançar a tão sonhada zona de classificação para a Libertadores 2026 na tabela de classificação do Brasileirão. Depois do revés por 3 a 1 contra o Juventude, em São Januário, o discurso internamente é de juntar os cacos da fase ruim e seguir em busca da parte de cima da tabela depois da Data Fifa.

Mas como estão os cenários do Vasco a cinco jogos para o fim do Brasileirão? A equipe estacionou nos 42 pontos e caiu para o 10º lugar, ao fim da 33ª rodada.

Panorama na tabela

Com a classificação de Palmeiras e Flamengo à final da Libertadores, o Campeonato Brasileiro ganhou uma vaga a mais para a próxima edição da competição continental. A distância para o primeiro time no G-7 – que já chegou a ser de cinco pontos depois da vitória sobre o Bragantino – aumentou para nove pontos.

O Fluminense empatou na rodada, chegou aos 51 pontos e abre o G-7. O Vasco foi ultrapassado por Atlético-MG e viu Ceará e Bragantino igualarem sua pontuação com as respectivas vitórias. A equipe só não perdeu mais uma posição porque o Corinthians perdeu justamente para o Ceará, na Neo Química Arena.

Possível G-8 ou G-9?

Há a chance de o número de vagas no Brasileiro aumentar nesta reta final. Isso porque a Copa do Brasil dará ao vencedor uma vaga direta à próxima competição. Caso o Vasco não seja campeão, o vencedor precisa terminar o Brasileirão na zona de classificação à Libertadores para ampliar a briga do Vasco para G-8. Dos outros três times vivos, Cruzeiro e Fluminense já estão, neste momento, no G-7.

Há também o Atlético-MG, em ascensão no Brasileirão e que está na final da Copa Sul-Americana, a ser disputada no dia 22 deste mês contra o Lanús. Se o time mineiro vencer a decisão e estiver na zona de classificação à Libertadores, mais uma vaga será destinada aos times no Brasileirão, com a possibilidade de formação de um G-9 ao fim do torneio.

As contas

Um cálculo feito pelo ge mostra que a média de pontuação do sétimo colocado nas últimas dez edições de Campeonato Brasileiro foi de 56,5 pontos. Para chegar à meta, o Vasco precisaria ser perfeito nas últimas cinco rodadas: somar 15 dos 15 pontos possíveis para chegar ao corte.

Em um cenário de G-8, a pontuação média dos últimos dez anos foi de 54,2 pontos. O aproveitamento precisaria ser de quatro vitórias em cinco jogos, 80%. Em último caso, para um possível G-9, a pontuação média da última década foi de 53,1 pontos.

Calendário desfavorável na reta final

Depois da Data Fifa, o Vasco terá três jogos fora de casa e apenas duas partidas como mandante. Os próximos dois compromissos são contra Grêmio, em Porto Alegre; e Bahia, em Salvador.

No duelo contra os gaúchos, o Vasco carrega o seu maior tabu como visitante contra times da Série A. A última vitória sobre o Grêmio fora de casa foi há 19 anos, pelo Brasileirão de 2006. A equipe carioca jamais somou pontos desde a inauguração da Arena, em 2012. São nove derrotas em nove jogos entre os times no estádio dos gaúchos.

O Bahia também carrega uma longa escrita em casa contra o Vasco. A última vitória do time de São Januário como visitante no confronto foi em 2012. De lá para cá, são dez jogos, com sete derrotas e três empates.

Depois, o Vasco recebe Internacional, que briga neste momento contra a zona do rebaixamento, e Mirassol, atual quarto colocado do Brasileirão, ambos em São Januário. O último compromisso da equipe comandada por Fernando Diniz é diante do Atlético-MG, na Arena MRV.

Veja o calendário abaixo:

  • Grêmio x Vasco – 19/11 – Arena do Grêmio
  • Bahia x Vasco – 23/11 – Arena Fonte Nova
  • Vasco x Internacional – 28/11 – São Januário
  • Vasco x Mirassol – a definir
  • Atlético-MG x Vasco – a definir

A equipe retorna às atividades nesta terça-feira e tem a missão de virar a chave para reta final do Campeonato Brasileiro e para as semifinais da Copa do Brasil. Os jogos de ida e volta contra o Fluminense acontecem logo após a 38ª rodada, nos dias 11 e 14 de dezembro. Os dois clássicos pela Copa estão marcados para o Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Vasco aponta motivos para queda de desempenho no Brasileiro

A diretoria e comissão técnica do Vasco já têm diagnóstico de queda após terceira derrota seguida no Brasileiro.

Vasco inicia troca completa do gramado de São Januário

O Vasco da Gama aproveitou o período sem jogos no estádio, com a Data Fifa, para realizar a mudança do gramado.

Volante deve assumir a lateral-direita do Vasco contra o Grêmio

Sem Paulo Henrique e com possível ausência de Puma, volante pode atuar improvisado na lateral do Vasco da Gama contra o Grêmio.

Em alta no Vasco, Rayan se aproxima de marca de Edmundo

Um dos grandes destaques do Vasco da Gama em 2025, Rayan fica bem perto de superar marca de Edmundo pelo Clube.

Torcida do Vasco divide opiniões após homenagens a Nenê

Ovacionado em São Januário, com direito a faixa em homenagem, Nenê divide opiniões entre torcedores do Vasco da Gama.

Com 4 convocados, Vasco vive Data Fifa com maior número de baixas em 2025

Com quatro jogadores convocados às suas seleções, Vasco da Gama terá a Data Fifa com maior número de desfalques na atual temporada.

Saiba a pontuação que o Vasco precisa para ir à Libertadores 2026

Com cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, confira a pontuação que o Vasco da Gama precisa para se classificar à Libertadores 2026.

Novo reforço não se firma no Vasco e é vaiado pela torcida

Contratado na última janela de transferências, Matheus França vem de atuações ruins e sofre vaias da torcida em São Januário.

Vasco encaminha acordo para jogar no Nilton Santos em 2026

O acordo entre Vasco da Gama e Botafogo seria válido pelos próximos três anos, durante a reforma de São Januário.

Estatísticas apontam motivo para declínio do Vasco no Brasileiro

Depois de uma ascensão meteórica no Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama teve uma queda brusca de rendimento nos últimos jogos.