Vasco aguarda proposta da 777; veja os próximos passos da SAF

Depois da aprovação das mudanças no estatuto do Vasco da Gama, o Clube vive a expectativa de receber a proposta vinculante da 777.

Executivos da 777 Partners se tornaram sócios do Vasco
Executivos da 777 Partners se tornaram sócios do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Com a aprovação dos sócios no que diz respeito às mudanças do estatuto para permitir constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que aconteceu no último sábado, quais são os próximos passos do processo? Pode-se dizer que o Vasco está no meio do caminho para vender 70% do seu futebol para o grupo americano comandado por Joshua Wander.

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do sábado serviu para que os sócios validassem a decisão tomada pelo Conselho Deliberativo no dia 24 de março. A proposta autorizada por conselheiros e sócios foi de alterações no estatuto para que o Vasco possa transferir os ativos do departamento de futebol para a futura empresa. Em outras palavras: o clube se ajustou internamente para se adequar à lei e evitar qualquer tipo de judicialização.

O Vasco, agora, aguarda a proposta vinculante da 777 Partners enquanto troca minutas de contrato e finaliza a diligência. A prazo de exclusividade entre as partes acaba em 21 de maio, mas a expectativa é que a proposta chegue um pouco antes, no início da segunda quinzena do mês.

Embora inicialmente houvesse uma confiança de que a diligência fosse demorar menos que os 90 dias firmados no memorando de entendimento (“MOU”, na sigla em inglês), a proposta da 777 deve chegar mesmo pelos últimos dias do prazo. A quantidade de documentos trocados pelas partes tem sido massiva, e o processo não deve ser concluído antes de duas semanas.

Além do departamento jurídico do Vasco, comandado por Zeca Bulhões, VP Jurídico, outros quatro escritórios de advocacia estão envolvidos nessa fase: dois prestam serviço para o clube, um foi contratado pela 777 Partners no Brasil e o outro é o próprio escritório do grupo americano, que fica localizado nos Estados Unidos. “Estamos tratando de todos os aspectos da parceria”, resumiu um dirigente.

– Nós estamos na fase final de diligências, entrando na fase de conclusão. Em paralelo, já se iniciou uma fase de discussão de minutas contratuais. Nós esperamos que, até a terceira semana de maio, tudo isso esteja concluído, com a apresentação da proposta vinculante – explicou ao ge, Carlos Roberto Osório, 1º VP Geral do Vasco.

E quando a proposta chegar?

O prazo de exclusividade entre Vasco e 777 acaba em 21 de maio, e o entendimento é que as partes concluam as diligências, e os americanos enviem a proposta vinculante até lá. Quando a oferta chegar, o Vasco vai dar início a um processo interno de apreciação dos termos.

Assim que a proposta for enviada, a diretoria administrativa precisa acusar seu recebimento e informar aos poderes do clube. O próximo passo do rito da SAF (definido ainda no início de março) é uma votação no Conselho Deliberativo, mas o presidente Carlos Fonseca só pode convocar os conselheiros depois que o Conselho Fiscal, o Conselho de Beneméritos e uma comissão que será montada no CD deem seus pareceres sobre a proposta. O edital de convocação precisa ter em anexo o parecer desses três poderes.

A princípio, os membros do Conselho Deliberativo terão acesso apenas a esses pareceres, e não à integra da proposta. Mas esse é um assunto ainda sem martelo batido – certamente será discutido de maneira mais ampla nas próximas semanas. Também não há um prazo para que os conselhos emitam suas opiniões: tudo vai depender da quantidade de laudas e documentos que deverão ser analisados.

O consenso nos bastidores do clube é de que o processo da SAF tem urgência, mas tem seu próprio ritmo e não pode ser atropelado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:777SAF
1 comentário
  • Responder

    Verdadeira piada lusitana. Desde quando voto de associado vale alguma bosta. Fala aí presidente não reconhecido. Olha que eu votei em você somente no dia 7. Se pudesse voltar atrás votaria no Sérgio Cabral.

Comente

Veja também
Vasco sofre transferban por dívida pela contratação de Adson

O Vasco da Gama está impedido de inscrever novos jogadores, por causa do transferban da Fifa por dívida da compra de Adson.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira a arbitragem para o confronto entre Operário-PR e Vasco da Gama, que acontece nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira quais canais transmitem o jogo entre Operário-PR e Vasco da Gama, no Germano Krüger, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Meia do Operário-PR projeta duelo contra o Vasco

Um dos principais destaques do Operário-PR, meia Allano projeta duelo contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil.

Veja como Fernando Diniz pode aproveitar os jovens da base do Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama para 2025, Fernando Diniz é conhecido por utilizar jogadores da base e lapidar talentos.

Globo interrompe transmissão e torcida do Vasco lamenta

Rede Globo interrompe transmissão de programa esportivo e torcida do Vasco da Gama lamenta nas redes sociais.

Torcida do Vasco cobra Pedrinho após má fase do Feminino no Brasileiro A2

Após desempenho ruim do Vasco da Gama no Brasileiro Feminino A2, vice-lanterna do Grupo B, torcida cobra Pedrinho.

Vasco tem conversa avançada com a Nike para 2026

O Vasco tem conversas avançadas com a Nike para 2025 e terá contrato de 7 anos, podendo ser reduzido para 5 anos.

Vegetti mira título para marcar sua história no Vasco

Vegetti comemora marca de 100 jogos com a camisa do Vasco da Gama e mira título para marcar sua história no Clube.

Técnico do Operário-PR projeta jogo contra o Vasco: ‘Uma verdadeira final’

Adversário do Vasco da Gama na Copa do Brasil, técnico do Operário-PR, Bruno Piveti projeta confronto contra o Clube em São Januário.