Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Projeto da reforma do Estádio de São Januário (Foto: Divulgação/Vasco da Gama)

Com a aprovação do Conselho Deliberativo para a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), o Vasco espera acelerar as vendas do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário. O clube segue em reuniões frequentes com a Prefeitura para garantir que esteja apto para receber o Termo de Potencial Construtivo Transferível assim que o registro da SPE for emitido, o que permite que a nova sociedade possa assinar as escrituras de vendas do potencial.

O Vasco tem, ao todo, 280 mil m² disponíveis para venda de potencial construtivo. Desse total, 50 mil m² já estão assinados e há conversas avançadas para uma outra parte significativa do montante, já em fase de troca de minutas.

No ano passado, o clube contratou duas empresas para auxiliar no processo de venda do potencial construtivo de São Januário: a Primaz Corporate e o Grupo Lopes. O Vasco aguarda a conclusão da SPE para poder começar a receber o dinheiro proveniente das vendas do potencial construtivo.

Vale lembrar que a Lei Complementar nº 272, de 3 de julho de 2024, impõe a necessidade da SPE para a regulamentação da reforma de São Januário. Agora, a criação da nova sociedade passará por uma votação entre os sócios estatutários do clube. A expectativa é de que haja uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar do assunto aconteça entre os dias 15 e 25 de maio.

Como funciona a SPE no Vasco?

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) é uma empresa – controlada pelo clube – que irá emitir, vender e receber os recursos pelos certificados do potencial construtivo de São Januário, além de toda a operacionalização do processo de reforma. Essa sociedade terá apenas o Vasco como sócio e será responsável por aplicar esses recursos na obra enquanto mantém os devidos contatos com a Prefeitura do Rio.

O prazo inicial estimado por Pedrinho para dar início às obras do novo estádio era janeiro deste ano, o que não ocorreu. Como o processo de venda do potencial construtivo ainda não foi concluído, a reforma no momento não tem data para sair do papel.

E as obras no entorno?

Há uma obrigação por lei para que 6% do valor arrecadado com o potencial construtivo sejam utilizados para obras no entorno de São Januário.

O Vasco apresentou um projeto inicial à Prefeitura na primeira reunião técnica entre as partes no início de fevereiro, com soluções e intenções de melhorias para a região. Esse projeto para o entorno será feito em diálogo direto com o órgão público.

Na reunião do Conselho Deliberativo, alguns pontos discutidos entre Prefeitura e Vasco para as melhorias no entorno foram destacados, como um caminho direto entre o estádio e a estação mais próxima do BRT, o alargamento de algumas vias e reordenamento urbano da região.

Capacidade do estádio e orçamento

Ainda não há uma definição sobre a capacidade de São Januário após as obras. A diretoria vem recebendo consultorias para fazer um planejamento financeiro, mas ainda trabalha com um número entre 43 a 57 mil torcedores no novo estádio. Não foi também batido o martelo em relação ao orçamento para a reforma. Há um estudo econômico em andamento para definição da verba.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Veja as dúvidas e as opções do Vasco para o clássico contra o Flamengo

Fabio Carille segue com dúvidas para montar a equipe titular do Vasco da Gama para o clássico contra o Flamengo.

Confira datas e horários dos jogos entre Vasco e Operário-PR pela Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) define data dos confrontos de ida e volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Não será em maio! Veja quando o contrato de Payet com o Vasco termina

Payet não deve ter contrato renovado com o Vasco da Gama; confira qual prazo de encerramento do vínculo do francês.

Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.