Vasco admite a possibilidade de jogar com grama sintética no Maracanã

Quantidade de jogos que os times do Rio tem feito no Maracanã abriu o debate sobre a adoção de grama sintética no estádio.

Gramado do Maracanã recebe cuidados
Gramado do Maracanã recebe cuidados (Foto: Luã Vitor / Maracanã)

Com a dificuldade de conciliar a quantidade de jogos que os times cariocas desejam mandar no Maracanã e o tempo de recuperação necessário para a grama natural, a instalação de grama sintética no estádio seria uma solução. Questionado, o Vasco se disse a favor da mudança, como última solução para o impasse. O Fluminense afirmou que ainda não tratou a respeito. O Flamengo se mostrou contrário à ideia.

O principal argumento rubro-negro é de que a grama sintética aumenta o risco de lesões nos jogadores. No Palmeiras, que adotou este tipo de gramado desde fevereiro de 2020, a comissão técnica se preparou para adaptar os trabalhos e se concentrar na prevenção de lesões no tornozelo e no joelho, articulações que ficam mais expostas ao impacto maior da grama sintética.

O campo do Palmeiras passa por vistorias anuais da Fifa, que cobra da grama sintética padrões idênticos aos cobrados na grama natural, em relação ao quique da bola, ao alinhamento do campo e a capacidade de a bola rolar na superfície.

A troca no Allianz Parque ocorreu depois de problemas no gramado do alviverde, decorrentes da falta de iluminação natural no estádio e do calendário de shows e eventos que dividem espaço com as partidas.

Atualmente, o gramado sintético do Palmeiras recebe jogos do profissional e partidas de maior apelo da base e do futebol feminino. Mais seis show estão programados para acontecer no Allianz Parque este ano, com o calendário do futebol ainda em andamento.

O Maracanã, depois que passou pelas obras para a Copa do Mundo de 2014, conta com áreas de sombra maiores, uma vez que a cobertura sobre as arquibancadas aumentou de tamanho. A menor incidência de sol dificulta o crescimento da grama e a recuperação entre partidas. Atualmente, existe consenso entre os clubes do Rio que, devido ao calendário inchado do estádio, ele deve ser usado prioritariamente para futebol, sem receber shows.

Flamengo

“O Maracanã é o templo do futebol. Seria um absurdo colocar grama sintética. Nas cinco maiores ligas do mundo, não existem gramados com grama sintética. A grama sintética é reconhecidamente danosa à saúde e à integridade física dos jogadores, acaba implicando em uma maior incidência de lesões. Temos um compromisso com a saúde dos nossos atletas. O que queremos é elevar a qualidade do futebol no Brasil e não diminuir”.

Vasco

“Temos a tradição de jogar com grama natural e entendemos que seria preferível, e possível, manter o Maracanã assim. O que não se pode admitir é que sejam impostas restrições ao justo direito dos clubes do Rio de jogar no Maracanã. A grama sintética é uma realidade no Brasil e no mundo, a tecnologia vem avançando rapidamente. Entendemos que em uma situação limite, essa sim pode ser uma solução”.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Maracanã
1 comentário
  • Responder

    Sou Vascaino.mais sou a favor da grama natural tem grama natural muito boa melhor qui.essa que eles plantaram.no mara cana. E melhorigem fazerem uma investigação pois essa grama do maracana.não se pode dar uma pirada mais forte que dismancha

Comente

Veja também
Vasco estreia no Brasileiro Feminino Série A2 neste domingo

O Vasco enfrenta o Taubaté neste domingo, às 15h, no Nivaldo Pereira, na estreia do Brasileiro Feminino Série A2.

Vasco acerta com Maria Peck para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama anunciou a contratação da meio-campista Peck, que reforça a equipe por uma temporada com o Clube.

Adson e Maurício Lemos não enfrentam o Flamengo

Adson foi preservado pela comissão técnica por controle de carga, enquanto Lemos segue se recuperando de fratura na costela.

Coutinho ou Arrascaeta? Veja quem é mais decisivo por Vasco e Flamengo

Coutinho e Arrascaeta faram novo duelo neste sábado durante o clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro.

Vasco e Flamengo se enfrentam pela 10ª vez na Semana Santa; veja retrospecto

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam às 18h30min, neste Sábado de Aleluia, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Freiras vascaína e flamenguista mandam recado aos torcedores

Irmã Elaine e a irmã Ana viralizaram por conta do amor que possuem pelo Vasco da Gama e Flamengo, respectivamente.

Duelo Coutinho e Vegetti x Arrascaeta e Pedro marca clássico de hoje

Meias e atacantes de Vasco da Gama e Flamengo são armas ofensivas que podem desequilibrar a partida deste sábado.

Vegetti e Pedro protagonizam luta por artilharia; vascaíno opina sobre o rival

Atacantes se enfrentam hoje no jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo, e Vegetti é a esperança cruzmaltina no duelo.

Rômulo abre o coração ao falar sobre sua passagem pelo Vasco

Volante classifica temporada no Vasco da Gama como a que fez sua carreira deslanchar, Clube onde foi campeão da Copa do Brasil.

Coutinho busca 1ª vitória contra o Flamengo na carreira

Decisivo no Vasco da Gama, Coutinho está em bom momento e tenta aproveitar fase e vencer o Flamengo pela primeira vez.

Sair da versão mobile