Vasco aciona o STJD contra troca de data de jogo na Copa do Brasil

O Vasco da Gama espera conseguir a anulação da decisão da CBF no STJD, mas não descarta ir à Justiça comum.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho, presidente do Vasco ( Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images)

O Vasco acaba de entrar com Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra as trocas das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O clube entende que “Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados” e, em última análise, não descarta ir à Justiça comum.

A ação é da Vasco SAF e vai ser acompanhada pelo Corinthians em um segundo momento, com o mesmo objetivo. O clube paulista se juntou à reclamação do presidente Pedrinho e do diretor de futebol vascaíno Marcelo Sant’Ana contra as alterações divulgadas pela CBF.

O clube espera conseguir a anulação no STJD, mesmo sabendo que é um terreno de dura disputa contra a CBF, que tem natural influência sobre as comissões e indicações no tribunal.

Mas também conta na estratégia jurídica com o primeiro vice-presidente geral do Vasco, Paulo Salomão, ex-presidente do STJD. O escritório que defende o Vasco é de Luciana Lopes, advogada do clube em mais de uma gestão nos últimos anos. Ela é filha do presidente da Ferj, Rubens Lopes.

A proposta havia partido de um pedido do Atlético-MG, que provavelmente terá jogadores convocados na Data Fifa – um deles, é Guilherme Arana, selecionado por Dorival Júnior para defender o Brasil. O Vasco já havia recusado a solicitação formal da entidade para mudar o dia do segundo jogo da semifinal.

O Vasco se baseia em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao tribunal desportivo:

  • As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, “compete à DCO… elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas”;
  • Perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: “A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições”;
  • As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. O Vasco alega que o pedido veio dos visitantes.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Copa do Brasil
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Vasco está na 10ª colocação do returno do Brasileiro

O Vasco da Gama tem atualmente 36 pontos e ocupa a 10ª colocação no returno do Campeonato Brasileiro após a 28ª rodada.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Vegetti revela expectativa para as semi da Copa do Brasil e pede inteligência ao time

Artilheiro da Copa do Brasil, Vegetti pede inteligência ao Vasco da Gama para os confrontos da semifinal da competição.

David comemorando gol contra o Atlético-GO
David se manifesta após lesão e agradece mensagens de apoio

Após o Vasco da Gama confirmar a ruptura do ligamento do joelho de David, o atleta se manifesta nas redes sociais e agradece mensagens.

Juca Kfouri
Juca Kfouri faz pedido audacioso a Vasco e Corinthians após decisão da CBF sobre CB

Indignado com alteração da data dos duelos da Copa do Brasil, Juca Kfouri faz pedido para o Vasco da Gama e Corinthians.

Léo Jardim em cobrança de pênaltis contra o Athletico-PR
Léo Jardim brilha novamente e se torna o goleiro com mais defesas no Brasileiro desde 2023

Titular do Vasco da Gama e com 65 jogos pelo Brasileiro, Léo Jardim se torna o goleiro com mais defesas na competição desde 2023.