Vasco acelera conversas e não desiste de Brian Rodríguez

Vasco da Gama tenta ajustar valores junto ao América-MEX para poder contratar o atacante uruguaio Brian Rodríguez. 

Brian Rodríguez
Brian Rodríguez (Foto: Reprodução X Brian Rodríguez)

O Vasco tem uma nova (velha) prioridade no mercado: Brian Rodríguez. O atacante uruguaio é alvo da direção vascaína desde a temporada passada, mas agora o clube de São Januário intensifica as conversas com o América, do México, para contratar o jogador em definitivo.

As conversas, que já se arrastam há duas semanas, têm sido mais contundentes nos últimos dias. O Vasco já sinalizou com propostas em torno dos US$ 5 milhões (cerca de R$ 30 milhões) por uma porcentagem dos direitos econômicos de Brian Rodríguez, mas o América não aceitou os valores iniciais. Após as rescisões de Serginho e Emerson Rodríguez, e o empréstimo de Leandrinho, com o clube liberando mais orçamento no caixa, o Vasco conversa com valores acima para uma nova investida e tenta chegar a um acordo envolvendo a proposta financeira e a porcentagem dos direitos econômicos.

Com urgência para contratar jogadores de lado para o ataque, com a necessidade de que um seja para o time titular, a direção do Vasco insiste no uruguaio. Por que? O ge explica na matéria.

Negociações

Brian Rodríguez é um jogador observado pelo Vasco há muito tempo. O departamento de scout do clube acompanha o jogador há quase um ano. Ele também já interessou ao Corinthians e ao Flamengo nas últimas temporadas.

O plano A do Vasco no início da janela de transferências foi Cuello. O atacante argentino do Athletico-PR, no entanto, foi contratado pelo Atlético-MG, que fez uma oferta mais atrativa ao clube paranaense. O Vasco entende que a proposta salarial dele era melhor do que a dos mineiros para o jogador. A direção vascaína, por isso, só “desistiu” de Cuello depois que tudo se encaminhou com o Atlético-MG, mas o clube de São Januário mantinha conversas com o América para contratar Brian.

Dentro da lista de alvos do Vasco, Brian sempre apareceu entre os primeiros nomes, ao lado de Cuello e Rony. Sem o argentino, o uruguaio do América e o atacante do Palmeiras são os nomes que estão na mira. A direção trabalha com outras hipóteses, que ainda não foram reveladas.

O time também buscou a contratação de Wanderson, do Internacional, e Ramon Sosa, do Nottingham Forest. As negociações não deram certo. Nomes como Lucas Braga, já descartado, e Augusto Loide seriam para compor o elenco.

“Jogador pronto”

A direção do Vasco enxerga Brian Rodríguez como um jogador pronto para o time titular. Com a necessidade de um ponta-esquerda no elenco, o uruguaio é visto como um atleta que não terá dificuldades para se adaptar ao futebol brasileiro. Ele surgiu no Peñarol, como uma das grandes promessas locais, e teve destaque na MLS, pelo LAFC, e pelo América, no México.

Brian Rodríguez também atuou no futebol espanhol. Ele foi emprestado ao Almería em 2020 pelo LAFC. Nas últimas três temporadas no México, são 85 partidas, 18 gols e 13 assistências. O atacante também é constantemente convocado para a seleção uruguaia, na qual já atuou com Maurício Lemos e Puma Rodríguez. No último jogo dos mexicanos, ele deu duas assistências na partida contra o San Luis.

Jogador tem interesse em vir para o Brasil

Brian Rodríguez já acenou positivamente para o Vasco para um possível acerto. O clube carioca sabe da vontade do jogador em atuar no Brasil. O uruguaio já sinalizou que tem interesse em atuar no futebol brasileiro. Um dos motivos é estar em uma liga com muitos convocados para a seleção uruguaia.

Ele está há três temporadas no México e não foi titular absoluto do time de André Jardine em toda a passagem pelo clube — nos 85 jogos, 39 começou como titular —, apesar da temporada em que mais começou jogando tenha sido a última.

Encaixe no time titular

Aos olhos da comissão técnica e do departamento de futebol, Brian Rodríguez é um jogador que se encaixa bem no time titular do Vasco. Ele é visto como o atacante de boa participação no último terço que o clube precisa no ataque e tem duas características que chamam a atenção.

Além da velocidade e do poderio de finalização e criação de jogadas, Brian Rodríguez é um jogador que gosta de sair da ponta para o meio, invadindo a área se associando com meias e atacantes. Essa é uma característica que agrada à comissão técnica, que sente falta de um jogador que ataque o espaço. A versatilidade do uruguaio também agrada: ele é capaz de atuar nas duas pontas.

Poder de revenda

Talvez, um dos maiores diferenciais de Brian Rodríguez: o poder de revenda. O atacante uruguaio tem apenas 24 anos, e o Vasco o enxerga como um jogador que pode ser vendido por um bom valor caso tenha temporadas de destaque no Brasil.

O Vasco não vai gastar um alto valor na compra de um atleta que não tenha possibilidade de uma boa revenda. O foco é dentro de campo, é claro, mas o clube crê que é melhor comprar um jogador para ser titular que possa ser vendido e render lucros também fora de campo aos cofres vascaínos.

Por isso, o Vasco fez ofertas de compras por Cuello e Brian Rodríguez. No caso de Rony, por exemplo, a direção vascaína preferiu fazer uma proposta de empréstimo ao Palmeiras, sem precisar desembolsar valores altos na aquisição do atleta, apenas tendo com arcar com uma porcentagem do salário do atacante, que ainda aguarda uma proposta de fora do Brasil, enquanto não é aproveitado por Abel Ferreira.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Brian Rodríguez
2 comentários
  • Responder

    O grande problema é que o tal de Jean David era visto como um excelente jogador na liga mexicana e olha a bomba, outra preocupação é que só o Vasco tá atrás desse jogador, se fosse tão bom assim

  • Acho que este assunto já deu.
    Parte pra outro. Tem muito jogador de bobeira aqui no Brasil que resolveria.
    Chega de querer forçar a barra.

Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vasco vence o Volta Redonda pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

As categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama venceram o Volta Redonda por 1×0, pela rodada 6° da Taça Guanabara.

Vasco goleia o Artsul pela Copa por 5 x 1 pela Copa Rio Sub-20

O Vasco goleou o Artsul pelo placar de 5×1 no Nivaldo Pereira, em jogo válido pela 6º rodada da Copa Rio Sub-20.

Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste sábado contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Flamengo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado contra o Flamengo, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Definida a arbitragem de Vasco x Flamengo

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, que acontece neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem Vasco e Flamengo

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gam e Flamengo, no Maracanã, pela 5ª do Campeonato Brasileiro.

Vasco x Flamengo é o 3º clássico mais faltoso do Brasileiro; veja ranking

Jogo entre Vasco da Gama e Flamengo está entre os maiores em clássicos mais faltosos pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco acerta com Larisse para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama acertou a contratação da atacante Larisse para reforçar o elenco feminino na temporada de 2025.

Veja o que mudou no Vasco desde a goleada para o Flamengo

O presidente Pedrinho fez mudanças drásticas no futebol do Vasco da Gama depois da goleada para o Flamengo em 2024.

Sair da versão mobile