Vascaínos preparam canto contra racismo para o jogo de amanhã

A intenção dos vascaínos é constranger os paraguaios que vierem ao Estádio de São Januário, amanhã.

Diante do Libertad, do Paraguai, nesta quarta-feira, a torcida do Vasco vai reagir contra atos de racismo de que o time foi vítima no primeiro jogo entre as duas equipes, em Assunção, na semana passada, durante o empate por 1 a 1. Os vascaínos estão fazendo uma campanha com participação de artistas e divulgação de um vídeo na internet. A intenção é constranger os paraguaios que vierem ao Estádio de São Januário e também aproveitar a visibilidade da partida para um ato de conscientização da sociedade.

No Paraguai, jogadores negros do elenco vascaíno, como Dedé, Renato Silva e Alecsandro, foram hostilizados pelos paraguaios.

“Isso é uma coisa que a gente procura esquecer. Foi uma coisa muito feia, sou contra isso, sempre fui. Só vão parar com isso quando um clube for expulso de competição ou punido severamente”, afirma o lateral vascaíno Fagner. “É uma coisa que machuca as pessoas. A gente está numa sociedade muito avançada, não dá para permitir situação da idade da pedra”.

Os torcedores vascaínos preparam faixas para exibir no jogo de volta e já estão espalhando um canto para toda a torcida que comparecer a São Januário cantar.

“Time de tradição, que acabou com o preconceito, é por isso que eu carrego, a cruz de malta no meu peito, ôôô, não ao racismo”. “Se a torcida fizer alguma coisa vai ser muito bonito e temos que aplaudir”, diz Fagner.

O Vasco foi um dos primeiros clubes brasileiros, ainda na década de 1920, a aceitar jogadores negros no time. Antes, apenas descendentes de europeus podiam jogar no futebol carioca.

terra

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.