Vascaínos falam sobre derrotas em São Januário

Necessidade de partir para cima deixa o time do Vasco vulnerável jogando em São Januário.

Para a maioria dos leitores que participaram da enquete no site do GLOBO, “em São Januário a necessidade de partir para cima deixa o time do Vasco vulnerável”, e é por isso que a equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes costuma se apresentar melhor dora de casa. A opinião é de 42% dos consultados. Apesar de ter aproveitamento idêntico como mandante e como visitante (61% em ambos os casos), o Vasco venceu mais vezes fora do que dentro de seus domínios (4 a 3). Atuando em seu estádio, no Brasileirão, perdeu de 3 a 0 para o Cruzeiro e tropeçou diante do Figueirense e do Bahia (dois empates em 1 a 1).

Para 29% dos internautas, o motivo das atuações mais fracas em São Januário é outro: “a pressão da torcida deixa o time nervoso”. Outros 16% acreditam que “fora de casa o time joga fechado, e por isso explora melhor a velocidade de Éder Luís no contra-ataque”. Segundo os demais 8%, nos jogos longe de São Januário “a defesa, que é o melhor setor do time, sobressai “, e essa é a razão de resultados melhores. Apenas 5% consideram que o Vasco jogue melhor quando tem o mando dos jogos do que quando visita os adversários.

O estigma de time que joga melhor fora de casa já incomoda os jogadores.

– Temos que pedir paciência ao torcedor. Agora é o Santos e não vai ser a qualquer hora que vamos ganhar deles – disse o atacante Éder Luís, autor do primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, no domingo passado.

Em relação à partida de quarta-feira, 21h50m, contra o Santos de Neymar, o que Ricardo Gomes tem em mente para conter a velocidade do adversário será exposto somente nesta terça, no CFZ, na Barra da Tijuca. São Januário receberá apenas os sócios para a votação para presidente do clube no triênio 2011/2012/2013. O técnico também decidirá a formação do time. Márcio Careca cumprirá o segundo jogo de suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo e um vermelho contra o Bahia. O lateral já havia cumprido um contra o São Paulo. Julinho também não joga por causa do terceiro amarelo. Jumar deve ser a opção da lateral esquerda. No meio, Juninho ou Felipe deve dar lugar a Eduardo Costa.

Certo somente que Neymar e cia não tiram o sono dos jogadores. Merecem, contudo, respeito do Vasco, que não se engana com o mau momento da equipe de Muricy Ramalho.

– É um time que joga, que sempre está no ataque, quando o adversário contra-ataca às vezes a recuperação deles é lenta. O jogo duro vai ser duro, vamos ter que estar concentrados 100% da partida. A gente era favorito contra o Bahia e olha o sufoco que foi. Lógico que estamos num bom momento e o Santos não. Mas para mim o Santos é uma seleção, por isso é 50% de favoritismo para cada – alerta Éder Luís.

Neymar descarta sair já do Santos

Antes mesmo da conversa com Ricardo Gomes, Anderson Martins antecipou-se ao treinador. Parar Neymar só estando perto dele o tempo todo.

– Ele cai mais pelo lado do Dedé, mas joga por todos os lados. Temos visto o Neymar jogar em todo momento, vários lances têm passado nos ultimos dias, mas é um jogador que tem o improviso. Melhor maneira é marcar forte e sempre de perto para tentar neutralizar essas jogadas – ensinou Anderson Martins, que já enfrentou o atacante nas finais da Copa do Brasil do ano passado.

E o desafio de enfrentar Neymar deve continuar preocupando times brasileiros pelo menos até o fim do ano. O craque santista já assegurou que não pretende sair em litígio com seu clube. O Real Madrid tem prioridade na sua contratação e pretendia contratá-lo já, mas o Santos não aceita vendê-lo, mesmo que pelo valor integral da multa ( 45 milhões), antes do Mundial de Clubes de dezembro. Neymar, portanto, ficará no Santos ao menos por mais seis meses.

Globo Online

Comente

Veja também
Cristofer fala sobre gol na final da Copa do Brasil Sub-17 e projeta futuro

Autor de um dos gols na final da Copa do Brasil Sub-17, Cristofer comemora feito e projeta futuro no Vasco da Gama.

Vasco venderá pacotes de viagens para duelo contra o Lanús

Por intermédio da Absolut Sport, o Vasco da Gama venderá pacotes de viagens para o duelo contra o Lanús, na Argentina.

Bonificações e redução de multa: detalhes do contrato de Diniz com o Vasco

De volta ao comando do Vasco da Gama, Fernando Diniz terá contrato com bonificações baixas e redução da multa rescisória a cada semestre.

Vasco tem a pior campanha como visitante no Brasileiro; veja números

O Vasco da Gama enfrenta o Vitória pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro; Clube carioca ainda não venceu como visitante; veja números.

Felipe Melo acredita que o Vasco renascerá com Fernando Diniz

Felipe Melo acredita que com a chegada de Diniz a atitude dos jogadores do Vasco será outra nas próximas partidas.

Veja como Felipe deve escalar o Vasco para enfrentar o Vitória

Felipe deve realizar mudanças na escalação do Vasco para o jogo contra a Vitória, onde fará sua despedida do comando do Clube.

Relembre como foi a passagem de Diniz pelo Vasco

O treinador Fernando Diniz volta a assumir o comando do Vasco da Gama após passagem com baixo desempenho em 2021.

Fernando Diniz e Tchê Tchê voltam a trabalhar juntos após atrito

Fernando Diniz e Tchê Tchê voltam trabalhar juntos quatro anos após bronca pública, quando estavam no São Paulo.

Confira os 3 desafios que Fernando Diniz terá no retorno ao Vasco

O técnico Fernando Diniz retorna ao Vasco da Gama com a missão de melhorar o desempenho da equipe em campo.

Salário de Coutinho equivale à folha inteira do elenco do Puerto Cabello

Na última quarta-feira (7), Vasco da Gama foi goleado pelo modesto Puerto Cabello, da Venezuela, pela Copa Sul-Americana.