‘Vaquinha’ virtual bate meta, e Vasco terá muro pintado em homenagem a Barbosa

Projeto Negro Muro desembarcará em breve em São Januário para pintar muro próximo à piscina com homenagem a Barbosa, ídolo do Vasco da Gama.

Projeção do muro pintado em homenagem a Barbosa em São Januário
Projeção do muro pintado em homenagem a Barbosa em São Januário

Idealizado em 2018, o Projeto Negro Muro, que eterniza rostos de personalidades negras das mais variadas áreas de atuação em paredes do Rio de Janeiro, chegará em breve ao Vasco da Gama.

Isso porque termina na próxima sexta-feira (02) a ”vaquinha” virtual promovida com o intuito de homenagear o ex-goleiro Moacir Barbosa, um dos maiores ídolos da história do Clube.

Até o fechamento desta matéria, vale ressaltar, a campanha já havia arrecadado R$ 40.432, ou seja, mais que o total pretendido de R$ 39.800. O valor excedente será convertido em cestas básicas, que serão doadas à Barreira do Vasco, comunidade vizinho a São Januário.

A ideia de homenagear Barbosa, além da questão racial, levou em consideração outro fator primordial: o centenário do ídolo, que aconteceria em 27 de março caso ele estivesse vivo.

Para Pedro Rajão, idealizador do Negro Muro, o projeto sempre buscou homenagear alguém ligado ao esporte, e Barbosa foi considerado o nome ideal.

Barbosa é um dos nomes mais importantes na luta contra o racismo. Ele sofreu grande boicote e perseguição midiática, que se perpetuou de forma brutal. A verdade é que nunca há segunda chance ao homem negro. Nos anos 1950, ele foi massacrado. E nunca se confirmou que ele teve culpa naquele gol que tirou a Copa do Brasil. Sempre quisemos ter alguém atrelado ao esporte no projeto, e o Barbosa é o nome certo.

Pedro Rajão

O muro onde Barbosa será pintado fica atrás de um dos gols de São Januário, próximo à piscina. A previsão é que o trabalho tenha início no final de julho e demore pouco mais de uma semana para ficar pronto.

A conversa com o Vasco para pintar Barbosa aconteceu há aproximadamente três meses. Também houve autorização por parte da família de Barbosa.

Até aqui, o Negro Muro já retratou 18 pessoas negras nas paredes cariocas, como Marielle Franco, Cartola e Mussum, entre outros.

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.