Vantagem de 9 pontos do Vasco no G4 é pulverizada com 7 derrotas em 12 jogos

Sequencia de resultados negativos faz com que o Vasco da Gama nunca estivesse tão ameaçado no G4 da Série B.

Alex Teixeira durante o jogo contra o Grêmio
Alex Teixeira durante o jogo contra o Grêmio (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Depois da derrota por 2 a 1 para o Grêmio no domingo, em Porto Alegre, o Vasco nunca esteve tão perto de sair da zona de classificação da Série B. A equipe, que está em quarto lugar, agora tem apenas um ponto de distância para o Londrina, o quinto.

O Vasco chegou a ter nove pontos de vantagem. A última vez foi ao fim da 17ª rodada, em julho, quando a equipe venceu o Criciúma fora de casa e assumiu a vice-liderança da competição – na ocasião o quinto colocado era o Sport. De lá para cá, essa gordura foi desaparecendo aos poucos.

O Vasco no momento tem 45 pontos contra 44 do Londrina. Ambos têm o mesmo número de vitórias (12), mas o time comandado por Jorginho leva vantagem no critério de desempate seguinte, que é o saldo de gols: 7 contra 3.

– Estamos no G-4 e temos o fator casa, mas precisamos melhorar fora. Tomamos dois gols em falhas nossas. A partir de hoje a responsabilidade é minha – garantiu o treinador vascaíno depois da derrota em Porto Alegre.

Da vitória sobre o Criciúma em diante, o Vasco foi a campo 12 vezes e sofreu sete derrotas, todas elas fora de casa. Os únicos triunfos foram contra CRB, Tombense e Guarani, as três em São Januário. Também houve dois empates como mandante (contra Chape e Ituano) nessa sequência.

A gordura do Vasco se perdeu da seguinte forma:

  • 18ª rodada – Time perdeu para o Sampaio Corrêa em São Luís. Distância para o quinto colocado, o Sport, caiu para oito pontos.
  • 19ª rodada – Vasco empatou com o Ituano em 1 a 1 em São Januário. O Tombense venceu o Criciúma, pulou para quinto e encurtou a distância para sete pontos.
  • 20ª rodada – Time perdeu para o Vila Nova em Goiânia. O Londrina venceu o Náutico, contou com tropeços dos adversários e assumiu a quinta posição, a seis pontos do Vasco.
  • 26ª rodada – Distância caiu para quatro pontos porque o time perdeu para o Bahia em Salvador. O Londrina venceu o Brusque fora de casa e entrou de vez na briga pelo acesso.
  • 29ª rodada – A derrota do Vasco para o Grêmio e a vitória do Londrina sobre a Chapecoense diminuíram a distância para apenas um ponto.

Vasco despenca no returno

O Vasco, que chegou a ostentar 14 rodadas de invencibilidade, viu seu rendimento cair já no fim do primeiro turno, mas o aproveitamento do returno é que vem complicando o time na competição. Com seis derrotas e três vitórias, o clube conquistou apenas 10 de 30 pontos disputados.

Na classificação do returno, o Vasco é o 15º colocado. Está na frente apenas de Novorizontino, Brusque, Náutico, Operário e Chape.

Entre os três melhores aproveitamentos do segundo turno, estão Ituano (66,6%) e Londrina (60%), justamente os dois clubes que brigam com o time de Jorginho por uma vaga no G-4. O Ituano está em sexto lugar, com 40 pontos – quatro atrás do Londrina e cinco do Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:G4
1 comentário
  • Responder

    Algo de muito errado acontece no Vasco, com treinador e jogadores pois não sabem jogar fora de casa sem sofrer gols. Sair na frente de um Gremio na casa deles e logo sofrer o empate e a virada isso é coisa de desatenção dos jogadores, falta melhorar psicológico pra saber jogar fora de casa e vencer fora de casa, pensar em subir de acesso só jogando em casa isso coisa de time pequeno e Vasco é um Gigante, tem que ir la fora e botar respeito, jogar pra cima, marcando pressão, saindo rápido na transição defesa, meio e ataque, tem que voltar com Pec, Eguinaldo e Marlon Gomes, pois tem velocidade e podem ajudar a recompor a parte defensiva com mais rapidez quando não se tem a bola. Técnico tem ser ousado, fazer o adversário sentir medo, acuado e forçar sempre o erro e pra isso tem que marcar pressão na saidas de bola e pra marcar pressão nas saidas de bola precisa da meninada. Ou melhora ou não sobe; Essa é a verdade!!

Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile