‘Vaga extra’ pode garantir Vasco na Sul-Americana mesmo com derrota; entenda

Vasco da Gama enfrenta o Atlético-MG na última rodada do Campeonato Brasileiro de olho em uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026.

Vasco em jogo contra o Lanús
Vasco em jogo contra o Lanús (Foto: Luis Robayo/AFP)

Sem risco de queda para a Série B após os jogos desta quarta-feira (3), o Vasco chega à última rodada do Brasileirão focado em apenas um objetivo: terminar acima do 13º lugar e assegurar presença na Sul-Americana em 2026.

Apesar da reta final do Brasileirão, o foco imediato do Vasco está na decisão da Copa do Brasil contra o Fluminense. Com o clássico marcado para a próxima semana, existe a possibilidade do treinador poupar alguns jogadores para a partida na Arena MRV.

Cenários para o Vasco se classificar à Sul-Americana

O time depende apenas de si. Na 12ª colocação, o Vasco garante vaga se vencer o Atlético-MG, atual 13º. O triunfo impede qualquer ultrapassagem de Santos, Ceará ou Fortaleza, além de possibilitar até um salto para a 9ª posição, superando Grêmio, Corinthians e Red Bull Bragantino.

Se empatar em Belo Horizonte, o Vasco precisará torcer para que apenas um entre Santos, Ceará e Fortaleza vença na rodada final. Caso duas dessas equipes conquistem três pontos, o empate deixa o clube fora da zona de classificação.

Em caso de derrota, a situação fica ainda mais delicada: qualquer vitória de Santos, Ceará ou Fortaleza fará o Vasco perder posições. Se os três ganharem seus jogos, o time de Diniz pode terminar o campeonato em 16º lugar.

Há ainda um cenário de “vaga extra”. Se todos os semifinalistas da Copa do Brasil — Corinthians, Cruzeiro e Fluminense, além do próprio Vasco — fecharem o Brasileirão do 13º lugar para cima, o torneio nacional abrirá mais uma vaga na Sul-Americana. Assim, mesmo sem o título da Copa do Brasil, um 14º lugar pode levar o time à competição continental.

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    A avaliação está errada, não? Se o Vasco empatar, só poderá ser ultrapassado pelo Santos. Ceará e Fortaleza, se vencerem, ficarão empatados com o mesmo número de pontos, mas com uma vitória a menos. Ou seja, o empate classifica o Vasco

Comente

Veja também
Vasco sonda 7 jogadores para 2026; veja os nomes

A diretoria do Vasco da Gama iniciou sondagens no mercado visando um elenco mais competitivo na próxima temporada.

Leila Pereira vai comprar SAF do Vasco e contratar Abel Ferreira, crava Neto

Presidente do Palmeiras e dona da Crefisa, Leila Pereira pode surgir como a mais nova investidora da SAF do Vasco da Gama.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

De saída? Hugo Moura não deve permanecer no Vasco em 2026

Volante do Vasco da Gama, Hugo Moura pode ser negociado pelo Cruzmaltino e deixar o Clube após passagem de dois anos.

Diniz revela se pretende poupar jogadores no Vasco

Ainda brigando por vaga na Copa Sul-Americana, Vasco da Gama enfrenta o Atlético-MG, em Minas, na última rodada do Brasileiro.

Vasco está entre os times mais favorecidos pelo VAR no Brasileiro

Vasco da Gama aparece no topo do ranking de lances favoráveis do árbitro de vídeo no Campeonato Brasiliero 2025.

Crise em São Januário: a campanha melancólica do Vasco em 4 capítulos

Antes tido como a fortaleza do Vasco da Gama, São Januário viu os comandados de Fernando Diniz terem aproveitament aquém do esperado.

Sem espaço com Diniz; lateral pode deixar o Vasco

O lateral-esquerdo Leandrinho não teve oportunidade com Fernando Diniz e pode deixar o Vasco da Gama em 2026.

Torcida do Vasco opina sobre poupar jogadores no Brasileiro

A torcida do Vasco da Gama se divide sobre poupar jogadores na partida contra o Atlético, pela última rodada do Brasileiro.

Vasco encara 3 decisões em 7 dias e aposta na superação

Na reta final da temporada 2025, Vasco da Gama terá três confrontos decisivos em sete dias, pelo Brasileiro e Copa do Brasil.