Última rodada da Série B terá drama do Vasco e briga por permanência

Rodada derradeira da Série B será marcada pela luta do Vasco da Gama fora de casa e a disputa para fuga da Série C.

Nenê comemora gol contra o Criciúma
Nenê comemorando gol contra o Criciúma pela Série B 2022 (Foto: André Durão)

A rodada final da Série B coloca em jogo muita tensão. Haverá confronto direto para definir quem ficará com a última vaga do acesso à elite do Brasileirão. Contudo, torcedores também podem ficar de calculadora na mão em relação à briga por quem estará na elite em 2023 e também para quem tenta se salvar de um rebaixamento à Série C.

Acesso: Vasco ou Ituano?

O campeão da Série B, Cruzeiro, e o Grêmio já se garantiram na elite. Em relação à terceira vaga, o Bahia tem 97,6% de chances de subir, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.

Já o confronto entre Ituano e Vasco, no Novelli júnior, às 18h30 de domingo, ganhou ares de decisão. Os vascaínos, com 59 pontos, têm 52,8% de possibilidade de acesso, enquanto o Galo de Itu, que soma 57 pontos, estão com 49,6% de chances de subir.

Ao LANCE!, Gilcione detalhou a situação do clube da Colina.

– O Vasco tem a vantagem do empate, mas a sua situação é bem arriscada. A equipe joga fora de casa com o melhor time do returno na Série B, e o Ituano vem numa crescente. Caso o Cruz-Maltino perca, seu risco de não subir é grande – disse.

O professor destacou que há uma possibilidade do Vasco subir mesmo se for derrotado em Itu.

– O Vasco tem os mesmos 59 pontos do Bahia. Caso os vascaínos percam para o Ituano, resta ao clube da Colina torcer para que o Tricolor baiano também seja derrotado pelo CRB. Só que há uma diferença de saldo de gols para ser tirada e fazer com que os vascaínos ultrapassem o clube baiano na classificação (o Vasco tem saldo de gols de 11, enquanto o Bahia tem saldo de 13). Com isto, Ituano e Vasco subiriam – afirmou o professor de Matemática da UFMG.

O Sport mantém chances remotas de acesso: 0,046%.

– O Sport precisa vencer fora de casa o Vila Nova. Só que o clube goiano vem fazendo um campeonato de recuperação e é muito forte como mandante. Além disto, o Leão precisa aplicar uma goleada – declarou.

O STJD ainda julgará os incidentes ocorridos no empate em 1 a 1 entre Sport e Vasco, na Ilha do Retiro.

Quem escapa do rebaixamento?

A reta final da Série B também terá contornos de decisão para duas torcidas: a do CSA e a do Novorizontino. Ambas as equipes estão separadas por um ponto e brigam para não preencherem a última vaga entre os rebaixados da Série B de 2022 (Operário, Brusque e Náutico já caíram).

Com 42 pontos, o CSA tem 35,8% de risco de descenso. A equipe alagoana é a décima-sexta colocada e tem uma leve vantagem para sair desta situação ingrata.

– O CSA só depende das suas forças, mas tem uma questão. A equipe enfrenta fora de casa o Cruzeiro, que depois que conquistou o título da Série B, teve uma queda de rendimento. Por mais que seja um confronto no Mineirão, há a possibilidade deste jogo ser festivo. Porém, não há como negar que enfrenta o melhor time da competição – afirmou.

O Novorizontino, por sua vez, enfrenta o já rebaixado Operário. O time aurinegro, com 41 pontos, tem 64,2% de risco de cair e precisa vencer e “secar” o adversário.

– O Novorizontino joga contra uma equipe rebaixada, o que torna a partida imprevisível. Só que, além de obter um resultado positivo, a equipe paulista tem de torcer por um tropeço do CSA – mas ressaltou:

Há possibilidade do Novorizontino ultrapassar o CSA mesmo sem vencer o seu último jogo. A equipe tem de empatar e torcer por uma derrota da equipe alagoana. Com isto, empatará no número de pontos e se manterá na Série B devido ao maior número de vitórias (10 contra nove do CSA) – complementou.

Neste domingo (6), sobrará ansiedade nos gramados afora.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Série B
1 comentário
  • Responder

    todos que acompanham o futebol sabiam que este ano seria a mais dificil desde que foi instituido a serie A e B .Neste caso a serie B que nada menos tinham seis campeões da serie A a disputar 4 vagas ,Vasco ,Cruzeiro ,Sport ,Bahia ,Grêmio e Guarani ,portanto as diretorias sabiam que teria que armar um time forte para voltar a elite do futebol brasileiro .Mas o que tudo indica ,a do Vasco não fora avisada desde detalhe e cometeram os mesmos erros dos anos anteriores e, agora corre o risco de mais uma vez ficar na serie B e, com isto vai perdendo torcedores ,o clube que já teve a segunda maior torcida do país ,hoje figura na quinta ou sexta posição .

Comente

Veja também
Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Domínguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile