Ulisses analisa momento, revela conselhos de Conceição e projeta evolução

O zagueiro do Vasco da Gama, Ulisses, ainda revelou uma conversa com o técnico Zé Ricardo, que está apostando nele nesse início de 2022.

Ulisses em treino do Vasco
Ulisses em treino do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Ajudar a família. O sonho de milhares de jovens que buscam o sucesso no futebol é compartilhado também por Ulisses, zagueiro do Vasco. Criado no Grajaú, zona sul de São Paulo, o jogador de 22 anos começou a jogar bola tarde, aos 15 anos, e três anos depois chegou a um dos maiores clubes do país. Inicia 2022 mais próximo de conquistar o objetivo e já foi titular nos três primeiros jogos da temporada.

Olho no olho com Zé

Depois de passar em um teste no Audax-SP, Ulisses enfrentou problemas que o impediram de continuar no clube e acabou no Atlético Diadema, time de menor expressão na região metropolitana de São Paulo. Chegou ao Vasco em 2017, quando foi campeão carioca sub-20 e, em 2019, foi à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Há três anos no time profissional, o zagueiro tem a expectativa de fazer boa sequência com o técnico Zé Ricardo.

– Eu sempre trabalho muito, mesmo não jogando. Antes nosso time tinha o Castán, referência para todo mundo, e o treinador achou que eu não estava preparado. Não podia ficar reclamando. Agora com o Zé, procurei dar meu máximo, trabalhando cada dia mais, para continuar nessa sequência – afirmou Ulisses ao ge, e completou:

– Ele perguntou se podia contar comigo. Eu falei pra ele que não tem mais isso de menino da base, sou profissional, estou mais maduro. Creio que cheguei mais experiente para esses primeiros jogos de 2022.

Foco em melhorar

Apesar da titularidade, Ulisses reconhece que precisa melhorar para conquistar a confiança do torcedor e se garantir no time de Zé Ricardo, que tem ajudado o zagueiro nessa evolução. O atleta tem a sombra Luis Cangá, que deve ganhar chance com o técnico neste domingo, diante do Madureira. O desgaste e a necessidade de observar o elenco são motivos para o treinador alterar o time.

– A torcida quer o melhor para o Vasco, como eu também quero. Eles vão cobrar e eu tenho que demonstrar em campo que sou capaz e que o Zé fez a escolha certa nesse começo de campeonato. A tendência é evoluir mais, o que eu sinto mais é o cansaço, porque fiquei um tempo parado, não vinha jogando e é normal sentir um pouco. Mas chego mais preparado. Todo mundo quer ajudar e vai jogar quem estiver melhor, vai ser uma disputa saudável – destacou Ulisses.

Além da ajuda do treinador, o jovem conta com a experiência dos colegas da defesa para crescer. Ouve muito o que Anderson Conceição, sua dupla até aqui, e o lateral-esquerdo Edimar têm a dizer. E revelou um conselho dos colegas para se soltar mais nos treinos e jogos.

– Está sendo muito bom fazer essa dupla com o Anderson, aproveitando para aprender. Ele diz que eu preciso falar mais, não só ele, mas o Canga também. Que tenho que me comunicar mais, mas vou pegando isso no decorrer dos jogos. Falo, mas não falo muito.

Assistência e prêmio

O jogador vascaíno ficou R$ 500 mais rico na última quarta-feira, na vitória sobre o Nova Iguaçu, ao dar assistência para o gol de Raniel, que prometeu o valor como espécie de motivação para os colegas que o colocasse em boas condições de marcar. O que o centroavante não esperava era receber tão cedo passe decisivo de Ulisses, que gosta de aparecer como elemento surpresa no ataque.

– O principal objetivo é defender, mas quando dá pra chegar no ataque ajudo também. Desde a base eu busco isso. Estávamos todos ali perto, em cima, eu estava marcando lá no ataque, pude roubar a bola e dar a assistência para o Ranigol. Ele cumpriu e eu já recebi os quinhentão. Espero dar outras assistências e fazer gols, mas nosso principal objetivo é não tomar gol. Virou um desafio pra gente – contou o zagueiro.

Por que o desafio? O Vasco sofreu gols em todos os jogos do Carioca até o momento e, na última rodada, levou um susto com os dois gols marcados pelo Nova Iguaçu nos minutos finais, o que quase comprometeu uma vitória que estava muito bem encaminhada.

Saudade que vale a pena

Ulisses deixou a família pra trás para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Com o calendário apertado do profissional, não teve muitas datas para voltar pra casa nos últimos anos. A saudade é grande, mas o zagueiro se vê crescendo em 2022 para, consequentemente, ser valorizado. A realidade atual o permite ajudar os familiares, mas o destaque no ano do acesso do Vasco, como sonha o jovem, o fará voar mais alto.

– (O Ulisses lá atrás no Grajaú) não pensava que fosse possível. Isso pra mim é um sonho. Até sonhava, mas não acreditava. Hoje estou aqui e vou agarrar essa oportunidade com as duas mãos. Estou focado no Vasco para corresponder e aí sim conseguir melhorar de vida – concluiu Ulisses.

O Vasco se prepara para o próximo adversário, o Madureira, às 15h30 de domingo, no Estádio Conselheiro Galvão, pela quarta rodada do Carioca. O time está em terceiro lugar com sete pontos, mesma pontuação de Botafogo e Flamengo, que têm um gol a mais de saldo.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.