Tudo sobre a vitória do Vasco contra o Friburguense

Jogando em São Januário, neste domingo, o Vasco venceu o Friburguense por 2 a 0, com dois gols de Diego Souza.

Decididamente, o começo de 2012 é bem diferente para o Vasco, em relação ao ano passado. Jogando em São Januário, neste domingo, o Cruz-Maltino venceu o Friburguense por 2 a 0, com dois gols de Diego Souza, e chegou à quarta vitória consecutiva no Campeonato Carioca. Em 2011, o time perdera seus quatro primeiros jogos.

Em campo, debaixo de forte calor, o Vasco viu o Friburguense ser perigoso na primeira etapa, e quase abrir o placar. Mesmo assim, soube fazer a vantagem com belas atuações de Diego Souza e, especialmente, Juninho Pernambucano. Agora, o time volta suas atenções para a estreia na Copa Libertadores, nesta quarta-feira, contra o Nacional (URU).

O JOGO

A primeira jogada digna de nota em São Januário não foi uma tentativa de ataque por nenhuma das duas equipes. O vascaíno Nilton deu uma dura entrada sobre Ziquinha, e levou cartão amarelo com menos de 30 segundos de jogo. Logo depois, o próprio Ziquinha viu amarelo.

Apesar do começo violento da partida, o jogo foi, aos poucos, melhorando. Inicialmente, o Vasco não conseguia sair para o ataque, preso na boa marcação do Friburguense na saída de bola. E o Frizão teve sua primeira chance aos 13 minutos, quando Ziquinha cruzou e Jorge Luiz bateu para fora.

Pouco depois, novo susto serrano. Marcelo cruza e Diego Guerra cabeceia para fora, desperdiçando grande chance de abrir o placar. A defesa vascaína estava desatenta, e o time jogava mal, mesmo em casa.

Mesmo assim, os donos da casa não deixaram de atacar, e quase marcaram. Thiago Feltri cruzou da esquerda, e Alecsandro ficou livre para finalizar, mas chutou em cima do goleiro Marcos. Em jogada parecida, pouco depois, Feltri cruzou para Diego Souza cabecear para fora.

A pressão vascaína não colocou medo no Friburguense, que levou perigo em chute de Sérgio Gomes, aos 30. A bola passou pertinho do travessão de Alessandro. Mais tarde, o mesmo Sérgio Gomes recebeu de Jorge Luiz e obrigou o goleiro vascaíno a trabalhar.

Quando o primeiro tempo parecia terminar mesmo empatado, e com uma má atuação vascaína, Juninho cobrou escanteio da direita, e Diego Souza subiu mais alto do que toda a defesa do Friburguense, para fazer 1 a 0 em favor dos vascaínos.

DIEGO DOBRA VANTAGEM E GARANTE VITÓRIA

Na segunda etapa, o Vasco já começou sufocando o Friburguense em busca da confirmação da vitória. Juninho chutou de longe, logo no primeiro minuto, para defesaça de Marcos. Logo depois, foi a vez de Nilton arriscar de longa distância, fazendo a bola rasar a trave.

Com o amplo domínio das ações em campo, não demorou para que o Gigante da Colina chegasse realmente ao segundo gol. Juninho, com um lindo passe pelo alto, deixou Diego Souza em condições para receber a bola à frente de toda a defesa do Friburguense, escolher o canto, e deslocar totalmente o goleiro Marcos. Vasco 2 a 0.

A torcida vibrava com os lances de categoria de Juninho e Felipe. Thiago Feltri, pela esquerda, mostrava velocidade e também empolgava os torcedores. Com tanto domínio, o único momento de apreeensão para os vascaínos foi quando Dedé levou a mão à parte posterior da coxa. Apesar de ter saído de maca, ele logo voltou ao campo.

Nos minutos finais, o jogo ficou mais tranquilo. O Friburguense, já batido, pouco se arriscava no ataque. Por sua vez, o Vasco tocava mais a bola, já se poupando para o desafio da Libertadores, no meio da semana. Mesmo assim, houve tempo para Diego cruzar para Alecsandro chutar. Marcos fez boa defesa. De qualquer forma, uma vitória e uma sequência que dão moral ao Cruz-Maltino para o início da caminhada na competição sul-americana.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 FRIBURGUENSE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 5/2/2012 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Francisco Pereira de Souza (RJ)
Renda e público: R$ 157.570,00 / 6.303 pagantes
Cartões amarelos: Rodolfo, Nilton, Fagner (VAS) / Sérgio Gomes, Ziquinha, Lucas (FRI)

Gols: Diego Souza, 45’/1ºT (1-0), Diego Souza, 14’/2ºT (2-0)

VASCO: Alessandro; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa, intervalo), Allan (Felipe, intervalo), Juninho Pernambucano (Bernardo, 36’/2ºT) e Diego Souza; Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.

FRIBURGUENSE: Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Lucas, Bidu, Romulo (Diego Santos, 21/2ºT) e Jorge Luiz (Marquinhos, 27’/2ºT); Marcelo e Ziquinha (Ricardinho, intervalo). Técnico: Gérson Andreotti.

lancenet

Comente

Veja também
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Sair da versão mobile