Tudo sobre a vitória do Vasco contra o Friburguense

Jogando em São Januário, neste domingo, o Vasco venceu o Friburguense por 2 a 0, com dois gols de Diego Souza.

Decididamente, o começo de 2012 é bem diferente para o Vasco, em relação ao ano passado. Jogando em São Januário, neste domingo, o Cruz-Maltino venceu o Friburguense por 2 a 0, com dois gols de Diego Souza, e chegou à quarta vitória consecutiva no Campeonato Carioca. Em 2011, o time perdera seus quatro primeiros jogos.

Em campo, debaixo de forte calor, o Vasco viu o Friburguense ser perigoso na primeira etapa, e quase abrir o placar. Mesmo assim, soube fazer a vantagem com belas atuações de Diego Souza e, especialmente, Juninho Pernambucano. Agora, o time volta suas atenções para a estreia na Copa Libertadores, nesta quarta-feira, contra o Nacional (URU).

O JOGO

A primeira jogada digna de nota em São Januário não foi uma tentativa de ataque por nenhuma das duas equipes. O vascaíno Nilton deu uma dura entrada sobre Ziquinha, e levou cartão amarelo com menos de 30 segundos de jogo. Logo depois, o próprio Ziquinha viu amarelo.

Apesar do começo violento da partida, o jogo foi, aos poucos, melhorando. Inicialmente, o Vasco não conseguia sair para o ataque, preso na boa marcação do Friburguense na saída de bola. E o Frizão teve sua primeira chance aos 13 minutos, quando Ziquinha cruzou e Jorge Luiz bateu para fora.

Pouco depois, novo susto serrano. Marcelo cruza e Diego Guerra cabeceia para fora, desperdiçando grande chance de abrir o placar. A defesa vascaína estava desatenta, e o time jogava mal, mesmo em casa.

Mesmo assim, os donos da casa não deixaram de atacar, e quase marcaram. Thiago Feltri cruzou da esquerda, e Alecsandro ficou livre para finalizar, mas chutou em cima do goleiro Marcos. Em jogada parecida, pouco depois, Feltri cruzou para Diego Souza cabecear para fora.

A pressão vascaína não colocou medo no Friburguense, que levou perigo em chute de Sérgio Gomes, aos 30. A bola passou pertinho do travessão de Alessandro. Mais tarde, o mesmo Sérgio Gomes recebeu de Jorge Luiz e obrigou o goleiro vascaíno a trabalhar.

Quando o primeiro tempo parecia terminar mesmo empatado, e com uma má atuação vascaína, Juninho cobrou escanteio da direita, e Diego Souza subiu mais alto do que toda a defesa do Friburguense, para fazer 1 a 0 em favor dos vascaínos.

DIEGO DOBRA VANTAGEM E GARANTE VITÓRIA

Na segunda etapa, o Vasco já começou sufocando o Friburguense em busca da confirmação da vitória. Juninho chutou de longe, logo no primeiro minuto, para defesaça de Marcos. Logo depois, foi a vez de Nilton arriscar de longa distância, fazendo a bola rasar a trave.

Com o amplo domínio das ações em campo, não demorou para que o Gigante da Colina chegasse realmente ao segundo gol. Juninho, com um lindo passe pelo alto, deixou Diego Souza em condições para receber a bola à frente de toda a defesa do Friburguense, escolher o canto, e deslocar totalmente o goleiro Marcos. Vasco 2 a 0.

A torcida vibrava com os lances de categoria de Juninho e Felipe. Thiago Feltri, pela esquerda, mostrava velocidade e também empolgava os torcedores. Com tanto domínio, o único momento de apreeensão para os vascaínos foi quando Dedé levou a mão à parte posterior da coxa. Apesar de ter saído de maca, ele logo voltou ao campo.

Nos minutos finais, o jogo ficou mais tranquilo. O Friburguense, já batido, pouco se arriscava no ataque. Por sua vez, o Vasco tocava mais a bola, já se poupando para o desafio da Libertadores, no meio da semana. Mesmo assim, houve tempo para Diego cruzar para Alecsandro chutar. Marcos fez boa defesa. De qualquer forma, uma vitória e uma sequência que dão moral ao Cruz-Maltino para o início da caminhada na competição sul-americana.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 FRIBURGUENSE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 5/2/2012 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Francisco Pereira de Souza (RJ)
Renda e público: R$ 157.570,00 / 6.303 pagantes
Cartões amarelos: Rodolfo, Nilton, Fagner (VAS) / Sérgio Gomes, Ziquinha, Lucas (FRI)

Gols: Diego Souza, 45’/1ºT (1-0), Diego Souza, 14’/2ºT (2-0)

VASCO: Alessandro; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa, intervalo), Allan (Felipe, intervalo), Juninho Pernambucano (Bernardo, 36’/2ºT) e Diego Souza; Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.

FRIBURGUENSE: Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Lucas, Bidu, Romulo (Diego Santos, 21/2ºT) e Jorge Luiz (Marquinhos, 27’/2ºT); Marcelo e Ziquinha (Ricardinho, intervalo). Técnico: Gérson Andreotti.

lancenet

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.