Troca de grama antes da reforma? Entenda o plano do Vasco para São Januário

Vasco da Gama confirmou que irá realizar a mudança total do gramado antes das obras de revitalização de São Januário.

Treino aberto do Vasco em São Januário
Treino aberto do Vasco em São Januário (Foto: Emanuelle Ribeiro)

Mesmo com a reforma de São Januário prevista para o primeiro semestre de 2026, o Vasco iniciou a troca do gramado do estádio para a reta final de 2025. Com o objetivo de eliminar as mutações da grama, que deixam o campo com variações de cores, a diretoria começou as mudanças nesta segunda-feira.

O ge conversou com Lucas Pedrosa, diretor técnico da Greenleaf, empresa responsável pelo gramado de São Januário. Segundo ele, o Vasco já tinha o planejamento de realizar a troca do gramado nesta temporada, principalmente depois do meio do ano, quando as manchas pioraram.

— Já estava no planejamento do clube ser realizado uma troca do gramado desde o início do ano. As mutações estavam crescentes, atrapalhando o aspecto visual. A jogabilidade estava 100%, porém a estética não estava mais legal desde o meio do ano. Já estava atrapalhando esteticamente o conceito do estádio — disse o diretor da empresa.

A reforma ficará pronta até o dia 28 de novembro, quando o Vasco enfrenta o Internacional em São Januário. O clube ainda tem o jogo contra o Mirassol pelo Brasileirão no estádio e pode ter a final da Copa do Brasil, caso elimine o Fluminense na semifinal. Este foi um dos motivos pelos quais o clube optou pela reforma antes da virada do ano. Como a reforma do estádio ainda não tem data marcada, a direção optou por agir no espaço de 18 dias sem jogos no local.

— Como ainda não foi batido o martelo sobre a data que a reforma (do estádio) irá ocorrer, por isso será feita uma troca mais simples, que é só a grama, sem mexer na irrigação, drenagem ou troca de solo. Assim, também é mais barato. E o resultado também pode projetar uma possível final da Copa do Brasil, caso o Vasco avance, para que ela ocorra em São Januário. Para ter um gramado em ótimas condições de jogabilidade e para a final, a decisão tinha que ser tomada agora. Nesse período de 20 dias, é tempo suficiente para a troca do gramado, para ele enraizar e ter boas condições de jogo.

Outro fator que colabora com a troca do gramado neste momento é que a nova grama poderá ser reaproveitada em outro local após o início da reforma de São Januário. O Vasco pode aproveitá-la no CT Moacyr Barbosa ou no CT de Caxias, onde a base e o futebol feminino costumam treinar.

O problema vem desde o ano passado. Em 2024, as manchas de mutação se concentravam na parte central do campo, mas já se espalharam por toda a extensão do gramado. O ge apurou, nos últimos meses, que as manchas não interferem na qualidade do jogo, mas o incômodo com o visual aumentou nas partidas mais recentes.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Vasco aponta motivos para queda de desempenho no Brasileiro

A diretoria e comissão técnica do Vasco já têm diagnóstico de queda após terceira derrota seguida no Brasileiro.

Vasco inicia troca completa do gramado de São Januário

O Vasco da Gama aproveitou o período sem jogos no estádio, com a Data Fifa, para realizar a mudança do gramado.

Volante deve assumir a lateral-direita do Vasco contra o Grêmio

Sem Paulo Henrique e com possível ausência de Puma, volante pode atuar improvisado na lateral do Vasco da Gama contra o Grêmio.

Vasco ainda tem chances de alcançar vaga para a Libertadores? Veja os cenários

Com três derrotas consecutivas, Vasco da Gama se distancia da Libertadores 2026, mas ainda tem chances; veja todos os cenários.

Em alta no Vasco, Rayan se aproxima de marca de Edmundo

Um dos grandes destaques do Vasco da Gama em 2025, Rayan fica bem perto de superar marca de Edmundo pelo Clube.

Torcida do Vasco divide opiniões após homenagens a Nenê

Ovacionado em São Januário, com direito a faixa em homenagem, Nenê divide opiniões entre torcedores do Vasco da Gama.

Com 4 convocados, Vasco vive Data Fifa com maior número de baixas em 2025

Com quatro jogadores convocados às suas seleções, Vasco da Gama terá a Data Fifa com maior número de desfalques na atual temporada.

Saiba a pontuação que o Vasco precisa para ir à Libertadores 2026

Com cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, confira a pontuação que o Vasco da Gama precisa para se classificar à Libertadores 2026.

Novo reforço não se firma no Vasco e é vaiado pela torcida

Contratado na última janela de transferências, Matheus França vem de atuações ruins e sofre vaias da torcida em São Januário.

Vasco encaminha acordo para jogar no Nilton Santos em 2026

O acordo entre Vasco da Gama e Botafogo seria válido pelos próximos três anos, durante a reforma de São Januário.