Triunfo sobre a Ponte dá tranquilidade para Vasco inaugurar estátua de Dinamite em paz

Monumento em homenagem a Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, será revelado nesta quinta-feira (28).

Pedaço da estátua do ídolo Roberto Dinamite
Pedaço da estátua do ídolo Roberto Dinamite (Foto: Felippe Costa)

Um alívio, ainda que momentâneo. Após três empates consecutivos nas três rodadas iniciais da Série B, o Vasco chegou à primeira vitória na competição ao bater a Ponte Preta, ontem (27), por 1 a 0, e obteve um pouco de paz, amenizando o clima para o grande evento que o clube prepara para hoje (28), quando irá inaugurar a estátua do ídolo Roberto Dinamite no gramado de São Januário.

Ainda que não fosse externado, havia uma preocupação interna com o ambiente para a homenagem caso o Cruz-Maltino novamente não vencesse. Comissão técnica e jogadores vinham sofrendo muitas cobranças, incluindo algumas pessoais, sendo a mais grave no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, na semana passada, quando o técnico Zé Ricardo foi intimidado.

Com o resultado positivo, o sentimento é de alívio para a merecida grande festa que Dinamite terá a partir das 19h e que contará com shows dos renomados artistas vascaínos Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Fernanda Abreu, além da escola de samba União Cruzmaltina. Jogadores que atuaram a favor e contra o craque também foram convidados.

A estátua feita pelo artista plástico Mario Pitanguy ficará no gramado de São Januário voltada para a curva da arquibancada, no lado oposto à de Romário. Ela é uma reprodução de uma comemoração de um gol de Dinamite, com ele levantando os braços e sorridente. O palco será montado exatamente ao lado da obra, também de frente para a arquibancada, que terá uma limitação de quatro mil ingressos para a torcida.

O monumento foi financiado através de uma campanha de crowdfunding junto aos torcedores. Quem contribuiu, recebeu condecorações e terá seu nome gravado na base da estátua.

Zé Ricardo ganha fôlego

A vitória de ontem teve uma importância, principalmente, para Zé Ricardo. O treinador vinha sendo muito criticado nos jogos e nas redes sociais, e passou momentos difíceis no aeroporto com as intimidações de organizadas. O técnico, porém, conta com a confiança do presidente do clube, Jorge Salgado, que não pensa, neste momento, numa mudança de comando da equipe.

Após a partida, Zé Ricardo utilizou-se de sinceridade e otimismo em relação ao elenco que tem em mãos:

“O Vasco fica muito forte com essa sinergia [entre time e torcida]. Estou todo dia no CT e tenho certeza que temos uma equipe maravilhosa e um presidente empenhado em fazer o melhor. Hoje nós não temos Carlos Germanos, Pedrinhos, Edmundos, Romários, mas temos um grupo que honra o Vasco da Gama. Temos uma base forte e uma torcida que está ao nosso lado. O dia que eu não conseguir tirar o máximo dos jogadores, que eu não ajudar mais o Vasco, que eu não puder contribuir, ninguém precisa me dizer o que eu preciso fazer. Eu entendo que ainda tem muita coisa pela frente.”

Fonte: Uol

Mais sobre:Roberto Dinamite
Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.