Veja as novas formações táticas que Paiva pode fazer no Vasco

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva deve promover alterações na equipe para a partida contra o Internacional.

Rafael Paiva no Nilton Santos
Rafael Paiva no Nilton Santos (Foto: Alexandre Durão)

Depois de duas derrotas com atuações muito ruins no Brasileirão, o Vasco pode ter mudanças para o próximo compromisso no Brasileirão, contra o Internacional. Não apenas uma troca de peças. O técnico Rafael Paiva, depois de perder por 3 a 0 para o Fortaleza no Castelão, sugeriu que chegou o momento de testar novas formações táticas.

– A respeito da estrutura, eu acho que sim (pode mudar), que é importante a gente pensar agora. A gente até falou no vestiário, é o momento em que a gente tem que mudar alguma coisa para a gente tentar buscar. A gente está tentando manter estrutura e mudar alguns jogadores, mudar o tripé do meio… – disse o treinador.

“Essa pausa da Data Fifa vai ser boa para a gente tentar buscar alguma coisa para mudar. Se é na estrutura, se são nos jogadores… mas a gente vai tentar buscar alguma coisa para fazer um bom jogo contra o Inter”, completou.

Quando assumiu o Vasco em definitivo, a partir da vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo na 11ª rodada do Brasileirão, Paiva manteve a base da formação tática que vinha sendo utilizada por seus antecessores.

O Vasco joga num 4-3-3 na fase ofensiva, ou seja, uma linha de quatro jogadores atrás, três no meio de campo, dois pontas e um centroavante. Quando não tem a bola, marca numa espécie de 5-3-2 ou 5-4-1. O Vasco de Rafael Paiva pouquíssimas vezes apresentou variações nesse sentido. As mudanças promovidas pelo treinador costumam ser de peças dentro do mesmo sistema.

Mas, afinal, quais formações o treinador poderia utilizar para escalar o Vasco? Veja algumas opções:

Três zagueiros

O esquema com três zagueiros foi utilizado algumas vezes pela comissão técnica de Ramón Díaz. É um esquema que, na teoria, dá mais liberdade aos laterais para subir ao ataque, por exemplo.

O problema nessa solução é a quantidade de peças que Paiva tem à disposição. O Vasco tem três zagueiros que se revezam no time titular (João Victor, Maicon e Léo) e o paraguaio Rojas, que está em último na fila. Além disso, tem à disposição os zagueiros da base, como Lyncon e Luiz Gustavo.

Dois atacantes

O Vasco também poderia abrir mão do sistema com dois pontas e começar a atuar no sistema clássico de dois atacantes. Nesse caso, poderia até ser uma solução para o problema crônico que Paiva tem para escalar as pontas rodada após rodada.

Paiva eventualmente já colocou dois atacantes para atuarem juntos no Vasco. Na partida contra o Bragantino, na 21ª rodada, por exemplo, ele escalou Vegetti e GB juntos no segundo tempo, no momento em que o Vasco perdia por 1 a 0. O time conseguiu a virada, inclusive com um gol marcado por GB, mas sofreu o empate no fim.

Falso 9

Também existe a possibilidade de escalar a equipe com um falso 9 na frente. Isso implicaria colocar Vegetti no banco.

Essa é uma formação que dá mais mobilidade ao sistema ofensivo, com uma referência que sai da área e se movimenta para dar opções. Coutinho, Payet e Alex Teixeira poderiam exercer essa função, talvez.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
3 comentários
  • Responder

    Vasco deveriam entrar com essa escalação, sendo que não e confiável nossa zaga
    Goleiro
    1- Léo jardim

    Laterais
    2-Paulo Henrique
    6- Lucas Píton

    Zagueiros
    3-João Vitor
    4- Maicon

    Meio Campo
    5- Hugo Moura
    15- Matheus Carvalho
    8- Jair
    18-Máximo Rodrigues

    Atacantes
    9- Pablo vegetti
    11- Emerson Rodrigues

    Jogar no 5.4.2

  • Responder

    O negócio é catar alguns pontos pra poder contar com a sorte de g nove pra libertadores. Então 3 zagueiro pra liberar os alas e uma ótima opção. Vai aí escalação . L jardim, Maicon, Léo, João Victor, o lateral direito qualquer um dos 2 dá na mesma, piton, Hugo moura e um outro cabeça de área, e um outro meia atacante .na frente verrete e rayan

  • Responder

    Tem um ditado que dia assim quem dá c… tem sorte, é a minha opinião sobre este interino, desde que assumiu AINDA NÃO REPETIU UM TIME, TODA HORA TEM UMA INVENÇÃO, As inúmeras mexidas erradas fizeram o Vasco perder pontos que não podiam, jogador da posição TEM DE JOGAR NA POSIÇÃO DELE CACETE, Time é limitado nós SABEMOS E NÃO SOMOS CEGOS, mas interino o único jogo que o Rayan jogou bem foi contra o Bahia e mesmo assim este jovem cansado, saiu no decorrer da partida, AS CONTRATAÇÕES FEITAS, SÃO ENFEITES NO CLUBE, só jogam quando seus queridinhos se machucam ou estão suspensos, Monte um time, banque ele e dê sequencias, faça os ajustes para o time andar, correr e se desgastar o quanto puder, GANHAM MUITO DINHEIRO PRA SE CANSAR RÁPIDO, IMAGINEM O PEDREIRO OU SERVENTE DE OBRA SE DURANTE 1 HORA E MEIA PEDISSE PRA SER SUBSTITUÍDO, PORRA NÓS TORCEDORES SABEMOS O QUE É RALAR. Enfim interino espero que você faça parte da nova comissão técnica ano que vem, NÃO ACHE QUE ESTAS PREPARADO PQ NÃO ESTÁS, Mas creio que no futuro serás um excelente técnico, mas ainda estás incompleto. AJUDE A NOVA COMISSÃO A MOSTRAR QUE 95% DO QUE AÓI ESTÁNÃO SERVE, RUA PARA OS 95%

Comente

Veja também
Torcedor do Flamengo, Thiago Galhardo revela ter mais carinho pelo Vasco

Torcedor declarado do Flamengo e ex-jogador do Vasco da Gama, Thiago Galhardo revela ter maior carinho pelo Cruzmaltino.

Capasso e Souza estão fora do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Souza e Capasso rescindem de forma amigável e não atuam mais pelo Vasco da Gama.

Diniz tem bom retrospecto contra Vojvoda, do Fortaleza

Em reestreia pelo Vasco da Gama em São Januário, Fernando Diniz tem pela frente o Fortaleza de Vojvoda e tem bom retrospecto.

Fernando Diniz comenta reencontro com Tchê Tchê após atrito

Após atrito no São Paulo, Fernando Diniz comenta sobre reencontro com Tchê Tchê, elogia jogador e coloca ponto no assunto.

Vasco é o 4º clube com as maiores dívidas no Brasil; veja ranking

Conforme valores registrados até dezembro de 2024, o Vasco da Gama é o quarto Clube mais endividado do Brasil.

Vasco planeja inaugurar 3 novos ambientes do CT nos próximos meses

Com orçamento de R$ 30 milhões para reformas no CT Moacyr Barbosa, Vasco da Gama deve entregar primeiros ambientes em julho.

Vasco tem a 13ª maior média de público em 2025; veja ranking

O Vasco da Gama tem sete jogos como mandante em 2025 e é a 13ª maior média de público nesta temporada; veja ranking.

Fortaleza nunca venceu o Vasco em São Januário; veja histórico

Adversário do Vasco da Gama na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza não tem vitórias atuando em São Januário; veja.

Vasco anuncia Kyrios Sport como nova fornecedora de material esportivo

Parceria entre a Kyrios Sport e o Vasco da Gama foi divulgada nesta quinta-feira (15) nas redes sociais do Clube.

Vasco monitora Rodrigo Caetno após afastamento de Ednaldo da CBF

Vasco da Gama crê que a saída do presidente da CBF pode facilitar a contratação de Rodrigo Caetano como diretor técnico.