Todas as 5 derrotas do Vasco em 2022 foram em clássicos
O Vasco da Gama não tem números tão ruins em 2022, mas o contexto que envolve os resultados negativos agravaram o cenário.
O Vasco da Gama não tem enchido os olhos da torcida nesta temporada, seguindo o caso da passada. O rendimento individual e coletivo costuma a não agradar, não à toa Zé Ricardo tem sido bastante questionado faz tempo. O clima ameniza para o lado do técnico quando da equipe, apesar de não jogar bem, vence.
Já aconteceu muitas vezes, levando em conta que se conta nos dedos de uma mão a quantidade de vezes que o Gigante venceu e convenceu. No total, são 21 partidas até aqui em 2022, com 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas, isso entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil e a Série B. Os números, na teoria, são bons.
Entretanto, analisando alguns dos empates, como, por exemplo, contra a Juazeirense-BA, que, posteriormente, ocasionou na eliminação precoce na Copa do Brasil, muda o cenário. Outro ponto é que todos os revezes do Cruzmaltino foram em clássicos, três contra o Flamengo e um diante de Botafogo e Fluminense, ou seja, perdeu todas as vezes que encarou seus rivais no ano.
Por mais que estejam na Série A, perdeu para os principais adversários nunca é bem aceito, tanto que, já nessa época, Zé Ricardo tinha muitos pedidos pela sua saída. O time de São Januário, no momento, é o único clube das Séries A e B que não perdeu na competição, só que o grande número de empates e o rendimento, fatores citados antes, pesam contra. Atualmente, o Vasco é o quinto colocado.