Título de 48 deixou o Vasco famoso no Chile

Em 1948, 63 anos atrás, o Vasco venceu, em solo chileno, a primeira competição interclubes da América do Sul.

O Vasco enfrenta, na noite desta quarta-feira, no estádio Santa Laura, em Santiago, a Universidad de Chile, buscando classificação para a final da Copa Sul-Americana. Curioso é o fato de o Cruz-Maltino, fugindo à regra, despertar atenção dos chilenos e gozar de boa popularidade no país. Explica-se: Em 1948, 63 anos atrás, o Vasco venceu, em solo chileno, a primeira competição interclubes da América do Sul.

O torneio, idealizado pelo Colo Colo, time mais popular do país andino, contou com a participação dos campeões nacionais do continente. Com destaque para o poderoso River Plate, do lendário Alfredo Di Stéfano; o forte Nacional, do Uruguai; e os próprios chilenos do Colo Colo, a competição acabou inspirando a criação da Copa Libertadores da América.

– Depois desse feito, o Vasco passou a ser muito conhecido aqui no Chile. Principalmente os mais velhos sabem bastante da história dessa competição e do feito do clube brasileiro, principalmente porque, naquela época, o River Plate tinha um timaço – declarou Leonardo Lizana, funcionário do Colo Colo.

Único invicto ao final da competição, o Vasco deixou os favoritos argentinos em segundo lugar e os uruguaios em terceiro. Decepcionados com o desempenho do Colo Colo, que ficou em quinto, atrás dos peruanos do Deportivo Municipal, os chilenos abraçaram o Vasco e celebraram a conquista brasileira.

O Expresso da Vitória vascaíno, base das seleções brasileiras das décadas de 40 e 50, deixou a marca de um encantamento que resiste ao tempo e se transformará, na noite desta quarta-feira, em incentivo das torcidas chilenas que não vestem o azul de La U, sobretudo dos fanáticos pelo Colo Colo.

– Como ‘hincha’ (torcedor) do Colo Colo, tenho que admitir que estou na torcida para que o Vasco saia novamente vitorioso de Santiago – afirmou Lizana, aos risos.

Fonte: lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Sair da versão mobile