Título de 48 deixou o Vasco famoso no Chile

Em 1948, 63 anos atrás, o Vasco venceu, em solo chileno, a primeira competição interclubes da América do Sul.

O Vasco enfrenta, na noite desta quarta-feira, no estádio Santa Laura, em Santiago, a Universidad de Chile, buscando classificação para a final da Copa Sul-Americana. Curioso é o fato de o Cruz-Maltino, fugindo à regra, despertar atenção dos chilenos e gozar de boa popularidade no país. Explica-se: Em 1948, 63 anos atrás, o Vasco venceu, em solo chileno, a primeira competição interclubes da América do Sul.

O torneio, idealizado pelo Colo Colo, time mais popular do país andino, contou com a participação dos campeões nacionais do continente. Com destaque para o poderoso River Plate, do lendário Alfredo Di Stéfano; o forte Nacional, do Uruguai; e os próprios chilenos do Colo Colo, a competição acabou inspirando a criação da Copa Libertadores da América.

– Depois desse feito, o Vasco passou a ser muito conhecido aqui no Chile. Principalmente os mais velhos sabem bastante da história dessa competição e do feito do clube brasileiro, principalmente porque, naquela época, o River Plate tinha um timaço – declarou Leonardo Lizana, funcionário do Colo Colo.

Único invicto ao final da competição, o Vasco deixou os favoritos argentinos em segundo lugar e os uruguaios em terceiro. Decepcionados com o desempenho do Colo Colo, que ficou em quinto, atrás dos peruanos do Deportivo Municipal, os chilenos abraçaram o Vasco e celebraram a conquista brasileira.

O Expresso da Vitória vascaíno, base das seleções brasileiras das décadas de 40 e 50, deixou a marca de um encantamento que resiste ao tempo e se transformará, na noite desta quarta-feira, em incentivo das torcidas chilenas que não vestem o azul de La U, sobretudo dos fanáticos pelo Colo Colo.

– Como ‘hincha’ (torcedor) do Colo Colo, tenho que admitir que estou na torcida para que o Vasco saia novamente vitorioso de Santiago – afirmou Lizana, aos risos.

Fonte: lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor em jogo contra o Vitória
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma comemorando gol contra o Athletico-PR
Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Eduardo Paes com bandeira do Vasco
Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Fernando Lima, o Zé Colmeia
Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Equipe Sub-16 do Vasco
Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.