Título, Copas, Z4: qual o objetivo do Vasco no Brasileiro? Jornalistas opinam

Vasco da Gama fará sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2024 neste domingo (14), contra o Grêmio, em São Januário.

Jogadores do Vasco celebrando gol contra o Água Santa
Jogadores do Vasco celebrando gol contra o Água Santa (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

O Vasco da Gama inicia neste domingo (14), contra o Grêmio, sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2024. Depois de um 2023 turbulento, com o time lutando pela permanência na Série A até a última, rodada, quais seriam as expectativas para o Gigante da Colina?

Após a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca para o Nova Iguaçu, e o drama vivido para garantir a classificação na Copa do Brasil, diante do Água Santa, a equipe do Ramón Díaz ainda não gera confiança junto ao torcedor.

O GE convocou alguns jornalistas para projetar a campanha do Time da Cruz de Malta na principal competição nacional. Diante do atual cenário do clube, que busca se reforçar para o início do torneio, as previsões não foram muito animadoras.

Para o comentarista Rodrigo Coutinho, o Vasco é claramente um time em desequilíbrio. O jornalista acredita que o objetivo da equipe neste Campeonato Brasileiro será brigar contra o rebaixamento.

– A última impressão que ficou nos jogos contra o Nova Iguaçu pela semifinal foi muito negativa, assim como contra o Água Santa também dentro de São Januário – pelas oscilações do time e pelo desequilíbrio do time. Esse é o principal ponto. É um time que até consegue construir, que tem uma boa variação de jogadas ofensivas, cria, mas é muito exposto defensivamente, tanto em transições defensivas, quando perde a bola e tem que recompô-la rápido, tanto em fase defensiva mesmo, quando o adversário sai jogando desde lá de trás. O Vasco dá muito espaço no centro do campo, na entrada da área, e acaba expondo a última linha de defesa. O parâmetro que a gente tem é aquilo que passou, e o elenco que tem, mas não chegou nenhum grande reforço nesse período. Até jogadores para posições carentes também não chegaram, então acredito que a tendência é o Vasco, infelizmente de novo, briga para ficar na primeira divisão.

Com um tom levemente mais otimista, a jornalista Jéssica Cescon acredita que o Clube de São Januário fará um campeonato de meio de tabela. A apresentadora afirma que o time precisará de contratações para alçar voos maiores no certame.

– Acredito que o Vasco vai brigar no meio da tabela. Hoje, tem um time capaz de evitar uma temporada de sobrevivência como a do ano passado, com um melhor entendimento tático e capacidade de fazer o jogo que o treinador espera. No entanto, ainda custa a manter regularidade em desempenho. É uma equipe que pode seguir evoluindo e encontrar um equilibro entre defesa e ataque, consolidando o trabalho do Ramón, mas ainda tem carências no elenco que interferem na qualidade do jogo. Para brigar por mais, o Vasco precisa se reforçar.

Já o comentarista Carlos Eduardo Mansur também aposta numa campanha de meio de tabela para o Vasco. Ele crê que os comandados de Ramón Díaz podem brigar por uma vaga na Copa Sul-Americana.

– O Vasco tem mais qualidade técnica do que no início do último Brasileiro, então é possível imaginar um campeonato um pouco mais tranquilo. No entanto, o trimestre deixou a imagem de um time com muitas questões a resolver. Taticamente, não saiu do Carioca com um desenho definido, o elenco tem carências em alguns setores, especialmente peças de reposição, e isso pode fazer falta na corrida de resistência que é o Brasileiro. Por ora, o mais prudente é imaginar uma briga por vaga na Sul-Americana.

Nas primeiras cinco rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco irá encarar Grêmio (casa), Bragantino (fora), Fluminense (fora), Criciúma (casa) e Athletico-PR (fora).

Comente

Veja também
Pedro Caixinha sinaliza positivamente e Vasco prepara proposta

Vasco da Gama fez consulta inicial pelo técnico Pedro Caixinha e deve formalizar interesse nos próximos dias.

Inteligência Artificial aponta técnico ideal para o Vasco em 2025

Sem um nome definido para comandar o time no ano que vem, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um novo treinador.

Da expectativa à frustração: relembre a trajetória de Rafael Paiva no Vasco

Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após derrota para o Corinthians, a quarta seguida do Cruzmaltino no Brasileiro.

De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.

Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.

Sair da versão mobile