Título, Copas, Z4: qual o objetivo do Vasco no Brasileiro? Jornalistas opinam

Vasco da Gama fará sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2024 neste domingo (14), contra o Grêmio, em São Januário.

Jogadores do Vasco celebrando gol contra o Água Santa
Jogadores do Vasco celebrando gol contra o Água Santa (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

O Vasco da Gama inicia neste domingo (14), contra o Grêmio, sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2024. Depois de um 2023 turbulento, com o time lutando pela permanência na Série A até a última, rodada, quais seriam as expectativas para o Gigante da Colina?

Após a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca para o Nova Iguaçu, e o drama vivido para garantir a classificação na Copa do Brasil, diante do Água Santa, a equipe do Ramón Díaz ainda não gera confiança junto ao torcedor.

O GE convocou alguns jornalistas para projetar a campanha do Time da Cruz de Malta na principal competição nacional. Diante do atual cenário do clube, que busca se reforçar para o início do torneio, as previsões não foram muito animadoras.

Para o comentarista Rodrigo Coutinho, o Vasco é claramente um time em desequilíbrio. O jornalista acredita que o objetivo da equipe neste Campeonato Brasileiro será brigar contra o rebaixamento.

– A última impressão que ficou nos jogos contra o Nova Iguaçu pela semifinal foi muito negativa, assim como contra o Água Santa também dentro de São Januário – pelas oscilações do time e pelo desequilíbrio do time. Esse é o principal ponto. É um time que até consegue construir, que tem uma boa variação de jogadas ofensivas, cria, mas é muito exposto defensivamente, tanto em transições defensivas, quando perde a bola e tem que recompô-la rápido, tanto em fase defensiva mesmo, quando o adversário sai jogando desde lá de trás. O Vasco dá muito espaço no centro do campo, na entrada da área, e acaba expondo a última linha de defesa. O parâmetro que a gente tem é aquilo que passou, e o elenco que tem, mas não chegou nenhum grande reforço nesse período. Até jogadores para posições carentes também não chegaram, então acredito que a tendência é o Vasco, infelizmente de novo, briga para ficar na primeira divisão.

Com um tom levemente mais otimista, a jornalista Jéssica Cescon acredita que o Clube de São Januário fará um campeonato de meio de tabela. A apresentadora afirma que o time precisará de contratações para alçar voos maiores no certame.

– Acredito que o Vasco vai brigar no meio da tabela. Hoje, tem um time capaz de evitar uma temporada de sobrevivência como a do ano passado, com um melhor entendimento tático e capacidade de fazer o jogo que o treinador espera. No entanto, ainda custa a manter regularidade em desempenho. É uma equipe que pode seguir evoluindo e encontrar um equilibro entre defesa e ataque, consolidando o trabalho do Ramón, mas ainda tem carências no elenco que interferem na qualidade do jogo. Para brigar por mais, o Vasco precisa se reforçar.

Já o comentarista Carlos Eduardo Mansur também aposta numa campanha de meio de tabela para o Vasco. Ele crê que os comandados de Ramón Díaz podem brigar por uma vaga na Copa Sul-Americana.

– O Vasco tem mais qualidade técnica do que no início do último Brasileiro, então é possível imaginar um campeonato um pouco mais tranquilo. No entanto, o trimestre deixou a imagem de um time com muitas questões a resolver. Taticamente, não saiu do Carioca com um desenho definido, o elenco tem carências em alguns setores, especialmente peças de reposição, e isso pode fazer falta na corrida de resistência que é o Brasileiro. Por ora, o mais prudente é imaginar uma briga por vaga na Sul-Americana.

Nas primeiras cinco rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco irá encarar Grêmio (casa), Bragantino (fora), Fluminense (fora), Criciúma (casa) e Athletico-PR (fora).

Comente

Veja também
Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.