Time feminino do Vasco ficará 4 meses sem jogar antes da estreia no Carioca

Além da eliminação precoce da Série A3 do Brasileirão, o elenco do Vasco da Gama sofreu desmanche nos últimos meses.

Vasco enfrentou o Botafogo pela Copa Rio Feminina
Vasco enfrentou o Botafogo pela Copa Rio Feminina (Foto: Matheus Lima/ Vasco da Gama)

A eliminação ainda na primeira fase da Série A3 do Brasileirão escancarou os problemas de planejamento do departamento de futebol feminino do Vasco, que sofreu novo desmanche nos últimos meses e se prepara para encerrar a temporada com o Campeonato Carioca no segundo semestre.

A estrutura da categoria, inclusive, está prestes a passar por novas mudanças. O ge apurou que a coordenadora Tatiele Silveira, contratada em fevereiro, pode deixar o clube nos próximos dias. Caso isso se concretize, a supervisora Amanda Eskinazi tende a acumular a função.

No início do ano a SAF prometeu uma reformulação total do futebol feminino e dispensou diretoria e comissão técnica. Desde então contratou e mandou embora jogadoras, desfez a base e demitiu até a treinadora contratada para liderar o novo momento: Jaqueane Corrêa saiu menos de dois meses após ser anunciada pelo Vasco. Para o seu lugar chegou Jorge Barcellos.

As mudanças foram justificadas como necessárias para recuperar o mau momento do Vasco na categoria, e o acesso à Série A2 foi colocado como prioridade. Mas o time não conseguiu passar pelo Pérolas Negras na primeira fase e busca vaga na Terceira Divisão mais uma vez em 2024.

A eliminação no dia 30 de abril comprometeu toda a temporada. Sem investimento da SAF, que tenta controlar a crise do futebol masculino, o time feminino está longe de ser prioridade e foi desfeito. Hoje o elenco conta com cerca de 20 atletas apenas.

Campeonato Carioca

Representantes dos clubes se reuniram na última segunda-feira, no auditório da FERJ, para tratar do Campeonato Carioca Feminino, que vai acontecer no segundo semestre. O Vasco só voltará a campo na segunda quinzena de setembro – serão mais de quatro meses sem jogar até lá.

A primeira fase do Estadual terá início em 19 de agosto com seis clubes de menor expressão: Duque de Caxias, Pérolas Negras, Serra Macaense, Búzios, Tigres do Brasil e Rio de Janeiro vão disputar quatro vagas na segunda fase, onde se juntarão a Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Das oito equipes, as quatro primeiras colocadas vão fazer a semifinal (vantagem para as duas primeiras) e depois farão a final (sem vantagem), prevista para acontecer no dia 14 de novembro.

Na próxima segunda-feira, os representantes vão se reunir novamente para apresentação do regulamento da competição e o sorteio das tabelas das duas fases.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Felipe comandará o Vasco nas 3 rodadas finais do Brasileiro

Felipe já havia manifestado vontade de assumir o Vasco e agora vai substituir Rafael Paiva nesta reta final de temporada.

Emiliano Díaz em coletiva após Vasco x Portuguesa-RJ
Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.

Tite em treino pelo Flamengo
Confira 5 técnicos livres no mercado que podem assumir o Vasco

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva, após a derrota deste domingo (24) para o Corinthians, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Torcida do Vasco divide opiniões sobre demissão de Rafael Paiva

O treinador Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Rodrigo Dourado e Matheus Pereira
Gols e jogadas de Rodrigo Dourado e Matheus Pereira, cogitados no Vasco

O Vasco da Gama monitora os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Matheus Pereria, do Eibar, Espanha; veja lances dos atletas.