Tchê Tchê, Coutinho ou Jair? Veja como Carille deve escalar o meio-campo do Vasco

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille conta com inúmeras opções para montar o meio do Gigante da Colina.

Coutinho em jogo-treino do Vasco
Coutinho em jogo-treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/CRVG)

O meio de campo do Vasco começa o ano de 2025 bem servido. Depois da contratação de Tchê Tchê e das voltas de Jair e Paulinho de lesão, o clube tem muitas opções para o meio. Enquanto os torcedores e o técnico Fábio Carille quebram a cabeça para esboçar o time titular, o departamento de futebol planeja possíveis saídas no setor e até novas contratações.

Contando com jogadores do time principal e do grupo que atua nas rodadas iniciais do Carioca, são mais de 15 opções para o meio de campo do Vasco. Veja abaixo.

Os volantes

A começar a análise pelas posições do meio de campo. Entre os volantes, estão Jair, Hugo Moura, Mateus Carvalho, Sforza, Souza, Zé Gabriel e De Lucca. Jair, Hugo Moura e Cocão terminaram o ano entre os titulares, mas a configuração do meio de campo deve mudar, com jogadores de mais posse do que de marcação.

Mesmo assim, os três jogadores fazem parte dos planos da direção e da comissão técnica. De volta de lesão, Jair é uma figura importante no elenco. Hugo Moura foi uma das gratas surpresas da temporada passada, e Mateus Carvalho se firmou entre os titulares em 2024 – este, no entanto, é um dos jogadores que mais despertam interesse de outros clubes nesta janela de transferências. O Vasco já recebeu sondagens, mas estipulou o preço de, no mínimo, R$ 26 milhões pelo jogador.

Alguns dos citados não têm permanência garantida. Sforza foi um dos maiores investimentos da era da 777 Partners e foi contratado na gestão de Alexandre Mattos. O volante argentino não se encaixou e foi para o fim da fila no elenco. O clube não descarta negociá-lo nesta janela. Ele foi contratado por cerca de R$ 26 milhões no início de 2024.

Já Zé Gabriel e De Lucca não fazem parte dos planos da diretoria, que tenta emprestá-los novamente. Os volantes disputaram a Série B no ano passado, por Coritiba e Ceará, respectivamente. Apesar da vontade dos jogadores em seguir no clube carioca, as chances do Vasco aproveitar os jogadores são pequenas.

Souza ainda não se firmou no Vasco desde a sua volta, mas o volante tem treinado mais na parte defensiva, como zagueiro. O clube também observa nomes que estão disputando a Copinha: o volante Euder, por exemplo, tem chamado a atenção positivamente.

Os meias

Por mais que Hugo, Jair e Cocão já tenham atuado de maneira mais avançada, o destaque na posição vai para outros dois jogadores, nos quais a torcida deposita esperança para 2025: Paulinho e Tchê Tchê. Os meias são vistos como fundamentais para a comissão e a direção.

Tchê Tchê se destacou bastante no jogo-treino disputado neste fim de semana e foi muito elogiado internamente. Há um grande otimismo com a contratação do meia e o desempenho dele na temporada.

Também nesta função, há os meias JP e Lucas Eduardo, que são da base. Os jovens têm recebido oportunidades neste início de Campeonato Carioca e serão observados mais de perto.

O Vasco não descarta a contratação de um jogador versátil para essa faixa do meio de campo, que atue tanto como segundo ou terceiro volante. A posição não é uma das prioridades, como a contratação de um ponta-esquerda titular e um atacante reserva para Vegetti. Mas existe a possibilidade de chegar um reforço para essa faixa do campo, principalmente se for uma boa oportunidade de mercado.

Os meias-atacantes

Para a posição mais avançada do meio de campo, o Vasco tem Coutinho, Payet, Alex Teixeira e Estrella. O clube aposta em Coutinho para ser a referência técnica da equipe na temporada de 2025, depois de um segundo semestre que o meia oscilou entre bons momentos e outros em que ficou de fora por lesões e desgastes musculares.

Payet e Alex Teixeira também fazem parte dos planos. Carille deve dar oportunidades a Estrella, meia da base do Vasco de quem o técnico deposita boas esperanças nesta temporada.

A primeira escalação de Carille deu algumas pistas de como o técnico pode usar as opções que têm disponíveis. O time inicial escalado pelo técnico para o jogo-treino contra Casimiro de Abreu/Porto Real foi Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Oliveira e Lucas Piton; Jair, Paulinho, Tchê Tchê e Coutinho; Alex Teixeira e Vegetti, um esquema semelhante ao que Felipe utilizou na reta final do Brasileirão do ano passado.

Há a expectativa de Alex Teixeira repetir o bom desempenho que teve na reta final do Brasileirão de 2024. Payet foi utilizado no segundo tempo como falso 9 e foi elogiado internamente. Ele marcou dois gols, tendo liberdade e bastante movimentação no ataque, em uma função que já atuou na Europa.

O Vasco segue em preparação para a temporada de 2025, ano em que o torcedor espera não ter dores de cabeça com o meio de campo da equipe.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Filha de Anderson Conceição comemora 15 anos com hino do Vasco; assista

Zagueiro com passagem pelo Vasco da Gama entre 2022 e 2023, Anderson Conceição celebrou os 15 anos da filha com direito a homenagem ao Cruzmaltino.

Conheça Andrey Fernandes, joia de 16 anos que estreou no profissional do Vasco

Jovem promessa da base do Vasco da Gama, Andrey Fernandes entrou no segundo tempo do empate contra o Nova Iguaçu, pela abertura do Estadual.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Bangu

A FERJ definiu a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Bangu, que acontecerá nesta quinta-feira, pela Taça Guanabara.

Vasco vence o Juventus-SP e se classifica para 3ª fase da Copinha

Com um a menos, o Vasco da Gama venceu a Juventus-SP por 1×0 e enfrentará o Ceará na terceira fase da Copinha.

Fofura! Filha de novo goleiro do Vasco é clicada vestida de Vasco; veja

Novo goleiro do Vasco da Gama, Daniel Fuzato, compartilha foto da sua filhinha com roupa do Clube; veja o clique.

Sair da versão mobile