Talentos individuais compensam irregularidade do Vasco na 1ª fase da Copinha
Vasco da Gama conseguiu sua classificação, mas oscilou bastante na fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Apesar de garantir a classificação para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o desempenho do Vasco sub-20 ficou abaixo das expectativas na primeira fase do torneio. A equipe comandada por Matheus Curupos encerrou a etapa inicial com duas vitórias e uma derrota, avançando na segunda colocação do grupo, mas com atuações irregulares. Mesmo assim, dois nomes se destacaram individualmente: os atacantes Bruno Lopes e Luiz Lócio.
Artilheiro do Vasco na competição, Bruno Lopes marcou três gols, um em cada partida disputada até aqui. Um deles, inclusive, foi decisivo para iniciar a reação cruzmaltina na vitória de virada sobre o I9, na última rodada. O atacante de 18 anos renovou recentemente seu contrato com o clube até dezembro de 2029, com multa rescisória estipulada em 60 milhões de euros (cerca de R$ 377,8 milhões). Bruno, porém, é dúvida para o confronto da próxima fase após deixar o jogo contra o I9 com uma lesão.
Outro nome que vem chamando atenção é o ponta Luiz Lócio, contratado recentemente junto ao Resende sem custos financeiros. O jogador assinou vínculo definitivo até dezembro de 2028, com multa rescisória de 60 milhões de euros. Os direitos econômicos foram divididos em 60% para o Vasco, 30% para o atleta e 10% para o Resende. Na partida decisiva contra o I9, Lócio começou no banco, o que gerou questionamentos da torcida, mas entrou no segundo tempo e teve participação direta na melhora do desempenho da equipe.
Após a vitória de virada, Luiz Lócio comentou o momento vivido pelo elenco em entrevista ao Lance! e destacou a evolução coletiva ao longo da primeira fase. Segundo o atacante, o grupo se fortaleceu internamente após oscilações iniciais e chega mais unido para a sequência da competição, com o objetivo de avançar o máximo possível na Copinha.
Na primeira fase, a gente se esforçou até o fim. Mesmo com as dificuldades do primeiro jogo, como a adaptação ao campo e à bola, conseguimos a vitória, que foi muito importante para dar confiança. No segundo jogo, tivemos uma certa desconcentração. Conseguimos ter a bola e criar ofensivamente, mas não conseguimos finalizar as jogadas. No terceiro jogo, gente se reuniu entre os atletas e, depois, com a comissão técnica, e conseguiu se unir de verdade. Agora estamos mais unidos do que nunca para a segunda fase, com o pensamento de chegar dia 25 lá no Pacaembu (local da final) – disse o atleta.
Dentro de campo, o Vasco estreou com uma vitória segura por 2 a 0 sobre o Velo Clube, ainda que sem grande brilho. O ponto mais baixo da campanha foi a derrota para o Guanabara City, quando o time foi para o intervalo empatando em 1 a 1 e com um jogador a mais, mas teve uma atuação apática no segundo tempo e sofreu dois gols nos minutos finais. Já na última rodada, contra o estreante I9, o Gigante da Colina saiu atrás no placar, encontrou dificuldades ofensivas, mas reagiu na etapa final e venceu por 3 a 1, com destaque para a entrada de Luiz Lócio na segunda etapa.
Classificado, o Vasco volta a campo pela próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta segunda-feira (12), às 14h45 (horário de Brasília), quando enfrenta o Botafogo-SP em jogo eliminatório.
Fonte: Lance!