Suderj homenageia Vasco pelos 100 anos da Resposta Histórica
O Vasco da Gama foi presenteado com uma placa em referência ao centenário da Resposta Histórica, um marco na luta antiracista no futebol.
Nesta segunda-feira (11), a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) presenteou o Vasco da Gama com uma placa em homenagem à Resposta Histórica, que completa 100 anos em abril.
Ela foi entregue a Pedrinho, em São Januário, e o presidente cruzmaltino agradeceu ao reconhecimento.
– Desde cedo, a gente aprende que o Vasco é um Clube inclusivo, de todos, e isso é motivo de muito orgulho para nós vascaínos. Agradeço a homenagem da Suderj, uma entidade tão comprometida com o futuro do esporte – disse Pedrinho.
Renato de Paula, presidente da Suderj, por sua vez, lamentou que ainda existam casos de racismo e afirmou que a luta continua.
”Não tem como dissociar o negro do protagonismo no futebol, no esporte como um todo. A começar por Pelé, o maior que já tivemos. Mas, infelizmente, ainda vemos casos de racismo nos gramados, principalmente na Europa. Isso mostra que existe um longo caminho a ser percorrido pela humanidade – ressaltou.
Resposta Histórica
Em 7 de abril de 1924, o presidente do Vasco à época, José Augusto Prestes, assinou uma carta, destinada à então Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), em que o Clube manifestava-se contra a discriminação racial e social no esporte.
A atitude cruzmaltina acabou sendo chamada de Resposta Histórica e tornou-se um dos principais marcos antipreconceito de todos os tempos.