Sportsview atribui apagão em transmissão do Vasco a erro de comunicação

Geradora do jogos do Carioca, a Sportsview negou que a Claro tenha esquecido de colocar a partida entre Vasco e Boavista no ar.

Nenê durante o jogo contra o Boavista
Nenê durante o jogo contra o Boavista (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Os jogos de sábado do Carioca foram marcados por problemas na transmissão. No pior caso, a partida entre Flamengo e Volta Redonda ficou sem imagem nenhuma em todas as plataformas em dois períodos do segundo tempo. Houve falhas em dois outros confrontos: Portuguesa x Audax e Vasco x Boavista. Esses problemas ocorreram por conta de uma pane na ligação de internet e após corte de custos em relação à transmissão de 2021.

Desde o ano passado, o Carioca tem produção de geração própria de imagens após o final do contrato com a Globo. A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) contratou a empresa Sportsview para viabilizar as transmissões e negociar os seus direitos comerciais.

No primeiro ano, em 2021, foi gasto um total de R$ 6,5 milhões com a produção e transmissão. Foi contratada uma empresa chamada Casablanca, que é uma das produtoras mais reconhecidas do país. Para o ano de 2022, o custo foi cortado para R$ 3,8 milhões e foi fechado com a empresa Broadmedia, que também é bastante atuante no mercado do futebol.

Há duas versões para esse corte de orçamento, uma da empresa e outra da Ferj. 1) A Sportsview apresentou diversos orçamentos para a Ferj que optou pelo valor mais baixo para aumentar as cotas dos clubes. Foi informada, nesse processo, que a Broadmedia era confiável 2) O custo mais alto no primeiro ano ocorreu por conta da urgência na contratação, e a Sportsview já prometera cortar pela metade o valor no segundo ano.

E o corte teve impacto nos apagões? Não se pode afirmar isso de forma definitiva. É preciso explicar como funciona o sistema de transmissão do Carioca para entender qual a falha no sistema.

As imagens são captadas nos estádios e levadas para uma centro de produção da Broadmedia (na zona oeste do Rio de Janeiro) por meio de duas conexões de fibra ótica exclusivas contratadas da Embratel, uma titular e outra reserva. Os principais estádios – Nilton Santos, São Januário, Volta Redonda e Portuguesa da Ilha – contam com essa fibra ótica. Cada uma delas tem 300 megabytes por segundo de velocidade. Outros jogos de times menores são feitos por satélites, o que é menos confiável.

Na tarde de sábado, o final do jogo entre Portuguesa x Audax já teve uma falha na fibra ótica da Embratel e não houve imagens dos momentos derradeiros. Houve um alerta na produção do Carioca para que não se repetisse na partida do Flamengo. Mas a instabilidade da fibra ótica voltou e deixou períodos de apagões no confronto rubro-negro porque a imagem não chegava na central de produção.

Em nota, a Embratel, no entanto, afirma que forneceu toda a infraestrutura para a transmissão. “Informamos que disponibilizamos toda a infraestrutura necessária para que a transmissão do jogo entre Flamengo e Volta Redonda do dia 29/01 ocorresse normalmente”.

Sem ter as imagens, a Broadmedia não podia distribuir para os 21 parceiros que detêm os direitos de transmissão. São sete plataformas no Brasil, entre Record TV, streamings, e canais de clubes. Nenhum deles recebeu o sinal em períodos da partida do Flamengo e houve instabilidade na partida do Vasco. A retransmissão para os parceiros é feita por streaming.

No caso do confronto vascaíno, a Ferj informou em nota que a Claro esqueceu de transmitir o jogo por 30 minutos. A Sportsview, no entanto, dá outra versão: afirma que houve uma falha de comunicação entre Broadmedia e a Claro sobre o canal onde passaria a partida.

Houve uma reunião entre Ferj e Sportsview, no domingo, para discutir como solucionar os problemas de transmissão. É certo o reforço nas conexões entre produtora e o sinal do jogo. Diretores da federação cobraram a empresa pelas falhas, que deu as explicações e prometeu um plano para resolver a questão.

A Embratel está refazendo os testes de todas as fibras óticas para garantir o seu funcionamento para a próxima rodada. A empresa reconheceu as falhas do seu sistema, segundo envolvidos na operação.

Além dos apagões, há outros problemas operacionais. A Fla TV excluiu assinantes da transmissão do jogo ainda no primeiro tempo quando não havia nenhum problema com imagem – isso é responsabilidade do clube. Dizia que só os reconectaria 25 minutos depois, isto é, o torcedor perderia o jogo. A operadora da Fla TV é a Brado, mesma do Fluminense. O clube ainda não deu explicações para essas falhas.

Também há questões de assinatura e qualidade de imagem com a empresa que presta serviços para o Cariocão Play, Vasco e Botafogo. A Claro é outra que tem tido problema com assinaturas: aceita o pagamento, depois não identifica o assinante no sistema e corta o seu sinal. Tanto que abriu o sinal de jogo no domingo.

Um outro problema é relacionado aos gráficos dos jogos que também têm tido instabilidade. Em determinadas situações, não aparece um placar na tela. Essa operação é feita pela Broadmedia.

Os organizadores do Carioca e de sua produção ainda não sabem o impacto financeiro no Estadual das falhas. Mas boa parte da renda da competição é dependente do pay-per-view.

Fonte: Uol

Mais sobre:Sportsview
Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.

Confira as datas e horários de Vasco x São José pelas oitavas de final do NBB

Classificado para as oitavas de final da NBB, o Vasco da Gama enfrenta o São José Basketball e a Liga Nacional define datas.

Lanús chega pressionado e com problemas no elenco para enfrentar o Vasco

Próximo adversário do Vasco da Gama na Sul-Americana, Lanús chega com técnico pressionado e vários desfalques.

Vasco lamenta morte do Papa Francisco

Nesta segunda-feira (21), Vaticano anuncia falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, e Vasco da Gama lamenta.

Vasco não quer priorizar competições, mas sequência de jogos preocupa

A sequência de jogos do Vasco começa a desgastar os jogadores, mas Carille diz que usará o que tiver de melhor contra o Lanús

Sair da versão mobile