Sport usará punição ao Ceará para evitar a perda de pontos no STJD

O Sport vai usar como defesa para não perder ponto o fato de que o Ceará não perdeu, na invasão da torcida na Arena Castelão.

Torcedor do Sport agride bombeira na Ilha do Retiro
Torcedor do Sport agredindo bombeira na Ilha do Retiro (Foto: Reprodução)

O departamento jurídico do Sport vai usar o resultado do julgamento do Ceará no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para se defender da possível perda do ponto conquistado no jogo contra o Vasco, pela 35ª rodada da Série B, por causa da invasão de campo de parte da torcida.

Na última sexta-feira, a equipe cearense também corria o risco de perda de pontos por invasão de torcida no STJD. O que não aconteceu.

Caso o tribunal tenha um entendimento diferente e tire o ponto do Sport, declarando o Vasco vencedor da partida, o Leão não terá mais chance de acesso à Série A, enquanto o clube carioca estará matematicamente classificado.

No atual cenário, os pernambucanos ainda possuem uma ínfima chance de acesso, enquanto os cruzmaltinos fazem confronto direto contra o Ituano, em Itu, jogando por um empate.

Caso do Castelão x Ilha do Retiro

No caso do clube cearense, não houve punição com perda de pontos por três votos a dois. Mas os auditores entenderam que o caso foi diferente do que aconteceu na Ilha do Retiro, já que no Castelão a confusão começou nas arquibancadas e a invasão foi um “plano de evacuação” para que as pessoas fugissem do tumulto. Importante destacar que as comissões julgadoras são diferentes.

Vale destacar que o Sport entrou com um pedido de adiamento do julgamento da próxima quinta-feira para depois da Série B, sob a alegação que a decisão poderá influenciar a última rodada da competição. Os jogos envolvendo o acesso à Série A estão marcados para o domingo.

“Acabamos de ter o caso do Ceará que foi até pior e não teve perda de ponto da partida. Vamos usar esse caso e outros na nossa defesa”, adiantou o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes.

Entendimento que é o mesmo do advogado especializado em direito esportivo Luís Eduardo Barbosa, que também aponta a interferência direta na briga pelo acesso como um dos motivos pelo qual o STJD não deve declarar o Vasco vencedor da partida. Inclusive, Bahia e Ituano já entraram com pedido de inclusão no julgamento do Sport como terceiros interessados.

– A decisão no caso do Ceará já é um indicativo do tribunal de que não deve haver perda de pontos no julgamento envolvendo Sport e Vasco. A situação foi grave, mas não ao ponto dessa decisão – avaliou.

No entanto, com relação à possível multa e perda de pontos por parte do Sport, Luís Eduardo Barbosa acredita em punição severa. O Ceará, nesse caso, recebeu multa de R$ 100 mil e perda de seis mandos de campo.

“O tribunal deve adotar a pena máxima em termos de multa. Com relação a perda de mando, acredito em algo como seis a oito jogos de punição”, avaliou o advogado.

Vale ressaltar que como o Sport não tem mais jogos a cumprir como mandante nesta Série B, uma provável punição de perda de mandos só deverá ser cumprida no Campeonato Brasileiro de 2023.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:CearáSport
2 comentários
  • Responder

    Brincalhão !!!!
    Quer dizer que o caso do Ceará foi mais grave ?
    No jogo do Ceará a invasão ao gramado foi um plano de evacuação para proteger vidas.
    No caso do sport, foi invasão incentivada por funcionário do sport que abriu os portões, resultando em agressões covardes a socorristas e funcionários do Vasco , pedregulhos e outros objetos perigosos no gramado .
    A lei tem que ser aplicada, independente de briga pelo acesso .
    Lei é lei, o caso heverton não beneficiou Fla e Flu ?
    Mas como o “beneficiado” pode ser o Vasco , tenho quase certeza que não darão os pontos pro Vasco .
    Lembrando que o STJD é em sua maioria formada por flamenguistas e tricolores .
    O Paulo Braks foi manda-chuva do STJD , participou do julgamento daquele fatídico jogo contra o Atlético -PR em Joinville,que decretou o rebaixamento do Vasco .

    • E o jogo contra o São Caetano, esqueceu?

Comente

Veja também
Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar atuação do atacante

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Sair da versão mobile