Sport deve ser punido severamente e Vasco pode levar os 3 pontos

O STJD julgará o caso do Sport pela invasão de campo, e não é descartado que seja dada a vitória ao Vasco da Gama.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

A CBF já enviou para o STJD os relatórios e súmulas dos jogos de Ceará x Cuiabá e Sport x Vasco em que houve invasões de campo pelas torcidas locais. A expectativa dentro da entidade é de que ocorra uma punição célere para os dois clubes ainda neste campeonato. Entre as penas possíveis, estão dar a vitória para Vasco e Cuiabá, perdas de mando de campo ou multas. A procuradoria do tribunal analisa ambos os casos.

No domingo, pela Série B, a torcida do Sport invadiu o campo da Ilha do Retiro após o gol de empate do Vasco marcado pelo atacante Raniel que foi festejar junto à torcida. Houve agressões inclusive a uma bombeira que recebeu chutes enquanto estava deixada no chão.

No mesmo dia, pela Série A, a torcida do Ceará invadiu o gramado do Castelão em grande número. Era uma demonstração de insatisfação com o empate e a briga contra o rebaixado do time cearense.

A diretoria da CBF tem o entendimento de que são casos bastante graves. A avaliação é de que o STJD tem que agir com rapidez e estabelecer penas duras como resposta para a sociedade. Há uma percepção de que o tribunal irá seguir nessa linha e fazer um julgamento mais rápido.

O STJD é independente, mas a posição da CBF em favor de punições tem peso político.

Pelo artigo 20 do Regimento Geral de Competições, jogos interrompidos por falta de segurança podem gerar placar de 3×0 contra o time causado da interrupção do jogo. “I – se o Clube que deu causa à suspensão da partida estava vencendo ou a partida estava empatada, tal Clube será declarado perdedor pelo escore de 3 a 0 (três a zero)”.

Além disso, O CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) estabelece penas por perda de mando de campo por casos de violência, entre as penas estão jogar sem torcida.

No caso do Sport, o árbitro Raphael Claus informou na súmula que parou e não retomou o jogo por falta de segurança: “Durante a comemoração do gol da equipe do vasco da gama, próximo a torcida do Sport, muitos objetos foram atirados ao campo de jogo em direção aos jogadores, entre eles pedras, chinelos, tênis, isqueiros e copos com líquido. nesse momento a torcida do Sport estourou o portão atrás do gol onde defendia a equipe do Sport e começa uma invasão de muitos torcedores, não somente pelo portão, mas também por outros pontos da arquibancada. informo que os mesmos agrediram, jogadores visitantes que imediatamente correram para o seu vestiário, um senhor e uma senhora bombeiros civis que estavam trabalhando próximos ao portão, inclusive continuaram sendo agredidos após a senhora já estar caída e o senhor tentando protege-la”.

Já na partida no Castelão, o árbitro Caio Vieira informou que também parou o jogo e não o retomou por falta de segurança após briga e invasão pela torcida do Ceará: “em seguida houve o som de disparos da polícia para conter e dissipar a confusão no anel superior, em virtude disso as pessoas que se encontravam no anel inferior, adentraram em massa no campo de jogo, com o objetivo de refúgio da confusão. porém alguns torcedores tentaram agredir jogadores da equipe Ceará, onde os mesmos correram em direção ao túnel de acesso aos vestiários, como também a equipe visitante e a equipe de arbitragem junto com o policiamento, com o objetivo de resguardar a integridade física de todos. em seguida após alguns minutos pedi que as equipes retornassem aos vestiários com o objetivo de preservar sua integridade e me dirigi ao meu vestiário, após 11 minutos do início da invasão, entrei em contato com o comandante geral do policiamento sr. Eduardo Souza landim, tenente/coronel do batalhão BP choque, que não me deu garantia de segurança para reiniciar a partida. após 13 minutos do início da invasão decidi dar por encerrado a partida, por entender que não haveria garantia de segurança para o reinício da partida , pois haveria ainda 7 minutos por jogar referente ao restante do acréscimo do segundo tempo”.

Questionado, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, informou que analisa os dois casos e não se pronunciaria quando fossem feitas as denúncias.

Além de encaminhar as súmulas, a confederação também enviará um dossiê para Ministérios Públicos Estaduais sobre os dois casos de violência. Isso tinha sido anunciado em nota pela confederação.

Fonte: Uol

Mais sobre:Sport
6 comentários
  • Responder

    Ambos estão errados, sport e Vasco da gama, esse último, fez uma provocação a torcida da casa, agora me diga, qual o torcedor que no momento da comemoração, o citado jogador, não foi comemorar com sua torcida ? Cabe analisar as coisas com bastante precaução, para não prejudicar outros times, que não tem nada haver com o ocorrido, agora os jogadores do sport, ficaram o tempo todo esperando a volta dos jogadores do Vasco da Gama, porém eles agiram como estratégia ” falta de segurança ” tendo em vista faltarem poucos minutos para o término do jogo, agora vem com essa, também não quero defender o Sport, pelos torcedores ter invadido o campo, porém essa punição tem que ser tomada com cautela, devido, que pode prejudicar vários times que estão na briga para o acesso e não tem nada haver, torno a repetir OK ?

  • Responder

    O clube sport foi ridículo, o sport tem q perde os pontos. O Gabigol quando foi comemorar na torcida do Botafogo, ngm crítico ele. Então o Sport tem que perde os ponto pro Vasco da gama. Isso foi ridículor oq o sport fez, criança senhor senhoras, mulheres que isso. Isso é futebol ou UFC

  • Responder

    o sport perder os pontos pode ser agora da a vitoria ao vasco é um escandalo, mais uma vez o tapetao entra para beneficiar os times do Rio

    • Sou vascaíno e não desejo ganhar esses miseráveis pontos no tapetão.
      Mas que o Ixport deve ficar uns 10 jogos sem “torcida”, isso deve!!

    • Regra é regra burro

  • Responder

    Já tem jornalistas mal intencionados falando que o Vasco teve responsabilidade na paralização da partida (comemoração do Raniel) e pode perder os pontos também. Esses canalhas se superam a cada dia em suas opiniões contra o Vasco.

Comente

Veja também
Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.

Vasco alega questões financeiras para mandar jogos no Maracanã

Vasco da Gama considerou a parte econômica para justificar escolha do Maracanã ao invés de São Januário no mando de algumas partidas.

Atacante do Sport projeta jogo com o Vasco e revela preocupação com Vegetti

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Sair da versão mobile