Souza detalha bastidores da passagem de Rafael Paiva pelo Vasco: ‘Não tinha pulso firme’
Ex-jogador do Vasco da Gama, o volante Souza dá detalhes sobre os bastidores da passagem de Rafael Paiva à frente do Clube.

Na noite da última terça-feira (20), o ex-volante do Vasco, Souza, de 36 anos, esteve em entrevista no Podcast ‘Barbacast’ de Rafael Cotta. Em uma conversa de mais de três horas, o jogador detalhou os bastidores da passagem do técnico Rafael Paiva à frente do Cruz-Maltino. O veterano cobrou um rendimento melhor da equipe carioca. “Professor, não estou falando da classificação, estou falando da performance do time.”
Mesmo com sua preferência de times que pressionam, Souza, em conversas na sala do ex-técnico e por ouvi-lo no início, ele tentava trazer o que o elenco pensava sobre a postura do time em campo. Segundo o volante, Rafael Paiva argumentava mostrando a tabela com a classificação do Vasco.
Além disso, Souza revelou que, durante os treinos, os jogadores davam opinião, dessa forma com o tempo o ex-comandante ‘perdeu a mão’ e os atletas acabavam fazendo o que bem entendiam.
– Ele não tinha aquele pulso firme, porque estava vindo da base. Muitos atletas ainda não conseguem entender que veio da base ou é campeão mundial é treinador. E você tem que ‘tá’ ali para ouvir e tentar fazer o que ele ‘ta’ pedindo – disse Souza
O jogador disse que o técnico ‘tem bom coração’ e que evoluirá muito na carreira de técnico de times profissionais.
Rafael Paiva assumiu o Vasco em junho de 2024, de forma interina, e logo conseguiu bons resultados que fizeram ele continuar no comando do elenco principal, anteriormente, era técnico do sub-20 do Cruz-Maltino. Conduziu o time a uma tranquila campanha no Campeonato Brasileiro de 2024 e uma semifinal de Copa do Brasil. À frente do clube, no total, 31 jogos com 12 vitórias, 9 empates e 10 derrotas. Encerrando sua passagem em novembro, após derrota contra o Corinthians por 3×1.
Souza foi revelado pelo Vasco em 2010, com passagens por Grêmio, São Paulo e Porto de Portugal, retornou ao Cruz-Maltino no meio do ano passado, mas não se firmou no clube e chegou a nem ser relacionado para os jogos. Ao todo, nessa segunda passagem, foram 8 jogos e nenhum gol e assistência. No último dia 17, Souza e o Vasco da Gama rescindiram o contrato de forma amigável.
Fonte: O Dia