Sócios aprovam SAF no Estatuto do Vasco; veja votação

3.260 sócios do Vasco da Gama votaram a favor e aprovaram neste sábado a alteração estatuária que permite a constituição da SAF do Clube.

Dirigentes festejam aprovação da SAF no estatuto do Vasco
Dirigentes festejam aprovação da SAF no estatuto do Vasco (Foto: Marcelo Baltar)

Os sócios do Vasco aprovaram, em Assembleia Geral, neste sábado, a alteração estatuária que permite a constituição da Sociedade Anônima do Futebol. Em eleição híbrida, 77% dos associados foram a favor da mudança. A votação não teve relação com a proposta do grupo americano 777 Partners, que tem interesse em adquirir 70% do futebol vascaíno.

Foi uma votação expressiva. O número de sócios que participou foi maior do que na última eleição presidencial, por exemplo, quando Jorge Salgado foi eleito – o total deste sábado foi de 4.210 contra 3.054 de novembro de 2020. O resultado também foi uma espécie de termômetro para as próximas votações.

maioria votou virtualmente, mas era possível participar presencialmente na Sede do Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro. Dos 5.889 sócios que tinham direito a voto na AGE, 4.210 votaram. O placar foi o seguinte:

  • Sim: 3.260 votos (77,44%)
  • Não: 925 votos (21,97%)
  • Abstenção: 25 votos (0,59%)

Do total de votos, 271 foram computados de forma presencial (computadores na sede). A votação online foi escolhida por 3.939 pessoas.

Um grupo de 20 sócios, ligados à oposição, entre eles Sergio Frias, candidato na última eleição presidencial, tentou anular a AGE. Por volta das 21h, apresentou um protesto formal à Mesa Diretora, alegando haver irregularidades na lista de votantes e desrespeito ao estatuto pela votação ser feita pela internet. A solicitação não foi aceita.

Próximos passos

Com a alteração do estatuto, o Vasco agora aguarda a proposta definitiva da 777 Partners. As partes ajustam os últimos detalhes do contrato, e a expectativa é que a oferta vinculante chegue até a segunda quinzena de maio.

Quando for apresentada, a proposta da 777 será levada para votação no Conselho Deliberativo e, caso aprovada, será convocada mais uma AGE para os sócios definirem a venda definitiva do futebol. A expectativa da diretoria administrativa é que esse processo termine até o final de junho.

Votação sem transtornos

Apesar de a AGE ter corrido risco de não acontecer, por conta de uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedida nesta sexta-feira a pedido de um associado – o clube a conseguiu derrubar no início da madrugada -, a votação ocorreu sem maiores problemas.

A maioria dos sócios votou virtualmente. A empresa responsável disponibilizou seus contatos caso o associado encontrasse alguma dificuldade.

Na Sede do Calabouço, a eleição também ocorreu tranquilamente. O presidente Jorge Salgado esteve presente, assim como alguns VPs do clube.

Ex-candidato à presidência do clube e um dos líderes da oposição, Leven Siano compareceu ao local para votar. Leonardo Rodrigues, ex-vice jurídico, reclamou não haver cédula em papel na votação. Além disso, formalizou protesto à Mesa Diretora sobre a segurança da votação eletrônica e a impossibilidade de alguns associados votarem por não ter telefone celular ou e-mail cadastrados no clube. Ele também foi rejeitado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
4 comentários
  • Responder

    Parabéns aos sócios, só assim o Vasco poderá voltar a ser grande novamente.

  • Responder

    77% a favor, será o destino? Aguardemos os próximos capítulos. Enquanto isso vamos torcer. Acredito que o Vasco quando se acertar vai ser uma potência , a torcida não é a maior mas é a mais participativa.

  • Responder

    Graças a Deus. Então, agora podemos contar com um administração de alta capacidade técnica e com a aquisição de jogadores de alto nível. Podemos voltar a sonhar com aquele Vasco da Gama, terror dos adversários!

  • Responder

    Isso foi o melhor pro vasco. Se não seria a falência.

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Puerto Cabello-VEN contra o Vasco

Confira a escalação do Puerto Cabello-VEN para o jogo desta terça-feira, contra o Vasco da Gama, pela Sul-Americana.

Renato Maurício Prado discorda de Pedrinho e crítica elenco do Vasco

Renato Maurício Prado criticou a estratégia do Vasco no início da temporada e alertou sobre possível rebaixamento no Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Relacionados do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Veja os bastidores da situação de Carille no Vasco

Fábio Carille terá sua permanência no Vasco da Gama reavaliada após confrontos contra Puerto Cabello e Sport.

Flu e Fla rebatem informação e esclarecem acordo com Vasco por Maracanã

Fluminense e Flamengo desmentem informação de que o Vasco da Gama integraria o consórcio do Maracanã e esclarecem acordo.

Vasco encaminha rescisão de contrato com De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para 2025, o volante De Lucca encaminha rescisão de contrato com o Vasco da Gama.

Vasco confia na força de São Januário em reencontro com copa internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Adson está fora do jogo contra o Puerto Cabello-VEN

Adson voltou a sentir dores na perna direita, mesmo local em que passou por cirurgia por causa da fratura na tíbia.

Maxime Dominguez se manifesta sobre saída do Vasco: ‘Não estava feliz’

O suíço Maxime Dominguez disputou 14 jogos com a camisa do Vasco da Gama, fez um gol e deu uma assistência.

Sair da versão mobile