Sem Vegetti, Diniz busca alternativas para o ataque contra o Santos

Sem Vegetti à disposição para enfrentar o Santos, Diniz pensa em estratégias para montar o ataque do Vasco da Gama.

Fernando Diniz em reestreia pelo Vasco
Fernando Diniz em reestreia pelo Vasco (Foto: AFP)

Fernando Diniz não contará pela primeira vez com Vegetti no comando de ataque e precisará buscar alternativas de jogo para montar o time contra o Santos. O argentino está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não estará no duelo deste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Vegetti foi titular em todos os 16 jogos do treinador e é o atleta com mais minutos em campo desde a estreia de Diniz na atual passagem pelo Vasco, contra o Lanús, no dia 13 de maio. O argentino também é o artilheiro do time no período, com sete gols.

Além de Vegetti, apenas outros três jogadores atuaram em todos os jogos com Diniz até aqui: Nuno Moreira, Rayan e Tchê Tchê.

Com Diniz, Vegetti só foi substituído em três dos 16 jogos. Em todas as ocasiões, o centroavante deixou o gramado já na reta final de partida, depois dos 37 minutos. Os dados foram levantados com números do Gato Mestre.

E como montar o Vasco sem Vegetti?

As últimas coletivas de Fernando Diniz periodicamente contavam com questionamentos sobre alternativas de jogo do Vasco sem Vegetti em campo. Apesar de ser o artilheiro do futebol brasileiro no ano, com 22 gols, o argentino foi alvo de críticas por parte da torcida recentemente pela pouca contribuição ao time com a bola no pé e por algumas oportunidades de gols desperdiçadas.

– Ele não é só um atacante que vai fazer o gol, ele contribui muito na parte tática, também. Ele tem minha confiança. Agora de plano B, poderia ter colocado outro jogador. Tinha o GB. Poderíamos jogar com falso 9, mas o Vegetti é um jogador que temos muita confiança nele. Ele precisa mais de confiança do que tirar ele do time — disse Diniz após o empate em 0 a 0 com o CSA, pela Copa do Brasil, em Maceió.

Sem Vegetti, uma das principais alternativas de jogo pensadas pelo treinador é a utilização de David como uma referência mais móvel no setor ofensivo. O treinador também promoveu GB ao time profissional após a Copa do Mundo de Clubes para ser mais uma opção para substituir o argentino, mas o jovem atacante sofreu uma lesão na coxa e é desfalque há cerca de três semanas.

A diretoria também acredita, desde o início da temporada, que Rayan pode jogar centralizado. Este cenário pode ser utilizado em caso de uma partida que exija um estilo de jogo diferente do que Vegetti pode oferecer.

Com Diniz, o jovem vem sendo titular absoluto, mas atua pelo lado direito de ataque. Caso seja puxado para atuar mais centralizado, o técnico poderia promover a entrada de um ponta direita com características diferentes de Rayan, como Garré.

Para o futuro da temporada, há também Andrés Gómez, que dá a opção de um ponta-direita destro, o que não havia no elenco. A direção acredita que o colombiano entregará um estilo de jogo carente no atual elenco, com força, velocidade e boa capacidade de dribles, principalmente em contra-ataques. O colombiano, porém, ainda não apareceu no BID da CBF e, por isso, não poderá ser relacionado para o duelo contra o Santos.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Lesão pode impedir possível saída de Mateus Carvalho do Vasco

Na mira do futebol israelense, Mateus Carvalho sofre lesão no Vasco da Gama, que pode impedir sua negociação.

Vasco terá mudanças para enfrentar o Santos; saiba quais

O técnico Fernando Diniz terá que realizar algumas mudanças na equipe do Vasco da Gama para enfrentar o Santos.

Vasco tem Cauan Barros e outras 5 novidades contra o Santos; veja nomes

São opções que ainda não foram testadas pelo técnico Fernando Diniz no comando do Vasco da Gama, e que geram novas expectativas.

Mateus Carvalho sofre lesão e não enfrenta o Santos; Loide e Lemos estão fora

Com uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, Mateus Carvalho é uma das baixas do Vasco da Gama contra o Santos.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Santos

Confira a lista dos jogadores relacionados do Vasco para o jogo deste domingo, contra o Santos, pelo Brasileiro.

Neymar projeta reencontro com Coutinho neste domingo

Philippe Coutinho e Neymar se enfrentam neste domingo no duelo entre Santos e Vasco da Gama, pelo Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Confira retrospecto e estatísticas de Vasco x Santos pelo Brasileiro

Vasco e Santos já se enfrentaram 67 vezes pelo Brasileiro, sendo 19 vitórias do Gigante, 24 empates e 24 derrotas.

Vasco pode atingir limite de estrangeiros e prepara reformulação no elenco

Com a chegada de Carlos Cuesta e Andrés Gómez, o Vasco chegaria a 10 estrangeiros e ultrapassaria o limite permitido pela CBF.

Vendidos mais de 50 mil ingressos para o jogo entre Santos e Vasco

O Santos anunciou que mais de 50 mil ingressos já foram vendidos para o jogo contra o Vasco, que será disputado no dia 17.