Secretário de Educação do Rio destaca luta do Vasco contra racismo; Clube agradece
Renan Ferreirinha se posicionou após livro adotado em escolas do Rio colocar o Flamengo como precursor na luta contra o racismo no futebol.
Após a polêmica envolvendo um livro escolar da rede de ensino municipal do Rio, que coloca o Flamengo como pioneiro na luta contra o racismo no futebol brasileiro, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, defendeu a atuação histórica do Vasco da Gama no combate ao preconceito.
Por meio de suas redes sociais, o chefe da pasta afirmou que o Gigante da Colina é referência no que diz respeito a inclusão de negros no esporte. O político também destacou que a luta contra o racismo deve ser de todos e isentou o Poder Público de culpa, brincando com o fato do prefeito Eduardo Paes ser torcedor do Vasco.
Após ser interpelado por um internauta sobre a intenção da postagem, Renan Ferreirinha informou que a editora responsável pelo material didático irá realizar as modificações necessárias no conteúdo.
Veja as postagens
Vasco agradece
Após o posicionamento de Renan Ferreirinha, o Vasco da Gama, através das redes sociais, agradeceu as mensagens do secretário, salientando que o Time de São Januário briga todos os dias contra o revisionismo histórico.
Confira
O imbróglio foi causado em função de uma informação equivocada publicada no livro O ‘Encontros História 3′, que apresenta o Flamengo como pioneiro na luta contra o racismo no futebol. De autoria de Cândido Grangeiro, da editora FTD Educação, de 2017, a publicação passou por avaliação do MEC e foi selecionada no PNLD 2019, sendo utilizada em 2019, 2020, 2021 e 2022.