São Januário já foi palco de jogos históricos entre Vasco e Sport; relembre

Vasco da Gama e Sport voltam a se enfrentar em São Januário após quase cinco anos e carregam entre si muitas semelhanças.

Iluminação do Estádio de São Januário
Iluminação do Estádio de São Januário (Foto: Bruno Murito)

Após quase cinco anos, Vasco e Sport voltam a se enfrentar em São Januário. A última partida entre os dois clubes no local foi no dia 13 de agosto de 2020 pela Série A, com uma vitória carioca por 2 a 0, com dois gols do volante Felipe Bastos.

No histórico do retrospecto entre cruz-maltinos e rubro-negros, o estádio vascaíno já foi palco de grandes jogos. Alguns deles históricos, que o ge relembra.

Gol mil de Romário

O jogo era válido apenas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas entrou para a história. Afinal, no dia 20 de maio de 2007, Romário de Souza Faria finalmente chegava ao seu milésimo gol na carreira. A vítima foi o Sport. O palco, São Januário.

Com o Vasco já vencendo por 2 a 0, o Baixinho viu a chance de chegar à marca milenar logo no início do segundo tempo, quando foi marcada uma penalidade a favor dos donos da casa.

E assim, de pênalti, como Pelé, Romário chegou ao seu milésimo gol, deslocando o goleiro Magrão. Festa em São Januário, com direito a volta olímpica do Baixinho.

Sport avança para a final da Copa do Brasil

No ano seguinte, Vasco e Sport voltaram a se enfrentar em um jogo histórico em São Januário. Dessa vez, válido pela semifinal da Copa do Brasil.

Após derrota no jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 2 a 0, o Vasco conseguiu devolver o placar, com direito ao segundo gol, marcado por Edmundo, sair aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, o mesmo Edmundo viria a ser vilão pouco tempo depois.

Na disputa de pênaltis, o atacante vascaíno foi o primeiro a abrir as cobranças. E errou, mandando longe da meta do goleiro Magrão. Na sequência, ninguém mais falhou (inclusive Magrão, que cobrou o único pênalti da carreira). O último coube a Carlinhos Bala, que converteu, levando o Sport a sua segunda final de Copa do Brasil. Dessa vez para ficar com o título.

Goleadas dos dois lados

Pouco menos de dois meses depois da semifinal da Copa do Brasil, Vasco e Sport voltariam a ficar frente a frente em São Januário, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro. E dessa vez, os donos da casa voltaram para casa mais felizes, com uma goleada por 4 a 0, gols de Morais, Jean, Pablo e Edmundo. É o maior placar a favor dos cruz-maltinos no confronto.

O troco do Leão veio quatro anos depois. Dessa vez, o Sport não tomou conhecimento dos donos da casa, com uma vitória por 3 a 0, com gols de Felipe Azevedo, Hugo e Henrique Almeida, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo tendo como palco São Januário, esse se tornou o maior placar a favor da equipe pernambucana no confronto.

Retrospecto

No jogo deste sábado, o Sport tentará quebrar um jejum. Afinal, jogando fora de casa, o Rubro-negro não derrota o Vasco há 13 anos. O último triunfo foi o 3 a 0 citado acima.

Desde então, foram cinco jogos no Rio de Janeiro entre as duas equipes, com quatro vitórias do Vasco e um empate por 0 a 0. Esse no Maracanã, pela Série B de 2022.

No retrospecto geral dos jogos tendo o Vasco como mandante, são oito vitórias cruzmaltinas, contra quatro do Leão, além de três empates.

Considerando também as partidas no Recife, são ao todo 33 duelos, com 15 vitórias vascaínas, oito do Sport e 10 empates.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Camisas do Vasco com homenagem a Dinamite vão a leilão

Peças utilizadas pelos atletas titulares na partida contra o Sport irão gerar fundos para Associação de Moradores da Cidade de Deus.

Vasco assina de contrato de formação com 6 atletas da base

Vasco da Gama oficializou a assinatura de contratos com seis promessas oriundas de suas categorias de base.

Homenagens a Dinamite e Vegetti marcam bastidores de Vasco x Sport; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Sport, em São Januário, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco termina a 3ª rodada no G4 do Brasileiro

Vasco da Gama tem bom início de Campeonato Brasileiro, sobretudo jogando em São Januário, onde soma duas vitórias.

Vasco vence o Maricá pela Copa Rio Sub-20

Vasco da Gama enfrentou o Maricá, neste domingo (13), pela quinta rodada da Copa Rio Sub-20, no Estádio Nivaldo Pereira.

Vegetti entra no top 20 de estrangeiros com mais gols no Brasileiro; veja lista 

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti marcou seus gols de número 24 e 25 na vitória sobre o Sport, pelo Campeonato Brasileiro.

Vitória do Vasco contra o Sport esfria pressão sobre Carille

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille estava na corda bamba antes do jogo do último sábado (12), diante do Sport.

Lédio Carmona comenta atuações de Coutinho e aponta evolução

O comentarista Lédio Carmona aprovou as últimas atuações e diz que Coutinho superou a desconfiança da torcida do Vasco.

Rayan vive início animador no Vasco e ultrapassa número de gols de 2024

O atacante Rayan já balançou a rede 3 vezes em 9 jogos disputados pelo Vasco em 2025, sendo apenas 5 como titular.

Vasco homenageia Vegetti por artilharia no século XXI

Presidente Pedrinho entrou a placa de homenagem ao atacante do Vasco da Gama, que vem se destacando com gols na temporada.

Sair da versão mobile