São Januário é tema de série documental sobre estádios históricos na TV Brasil

São Januário fará parte de um dos episódios da série "Estádios Históricos", que foi produzida e está sendo exibida pela TV Brasil.

Vista aérea de São Januário, a casa do Vasco
Vista aérea de São Januário, a casa do Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

A TV Brasil lança a série documental própria Estádios Históricos na programação a partir de domingo (29), às 18h30. Com episódios semanais, a produção visita importantes arenas do futebol nacional que são verdadeiros celeiros de craques.

Em 13 edições de 26 minutos, o seriado da emissora pública apresenta bastidores dos campos de futebol e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações. O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.

A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer estádios em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de gramados e construções que foram e outros que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.

A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e despertam o interesse da especulação imobiliária, instalados em regiões nobres e bairros residenciais das metrópoles.

Em cada programa, o público descobre detalhes das construções, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada estádio. Historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas contam situações inusitadas e revelam suas relações de amor com seus times e estádios.

A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.

Atrações paulistas

Na Terra da Garoa, a leva de atrações vai até três campos e revela a história de duelos marcantes e do trabalho de formação dos novos craques de clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além dos menos conhecidos Estádio da Rua Javari (Juventus) e Nicolau Alayon (Nacional), tema do programa de estreia.

A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para percorrer o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas tradicionais do estado.

Jogador das categorias de base do Nacional e conhecido como o “Artilheiro dos Gols Bonitos” após vitoriosa carreira por grandes equipes do país, o ex-centroavante Dodô recorda a primeira vez que balançou as redes como atleta profissional pelo time com um golaço no estádio do clube.

O astro lembra da jogada em que driblou muitos adversários e fala da sua emoção ao comemorar quando a bola atravessou a linha. O programa da TV Brasil destaca que talentosos ex-jogadores como o goleiro Félix, o lateral-direito Cafu e o meio-campista Deco também são crias do Nacional.

A primeira edição da temporada também remete ao começo da prática do futebol no país e a importância do inglês Charles Miller para as disputas iniciais da modalidade em São Paulo. A produção aborda a criação de clubes formados por operários e a popularização do esporte entre as elites no cenário nacional.

Gramados cariocas

A capital fluminense é destaque em seis edições ao mostrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. O seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), Moça Bonita (Bangu), Luso Brasileiro (Portuguesa), São Januário (Vasco), Ronaldo Nazário (São Cristóvão) e Gávea (Flamengo). A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).

O segundo episódio da série Estádios Históricos visita as Laranjeiras. A produção traz um papo com figuras como o massagista Gegê, funcionário do Fluminense; o músico Toni Platão, torcedor fanático do tricolor carioca; e o ex-jogador e técnico de futebol Ricardo Gomes, entre outros.

Ficha Técnica de Estádios Históricos

  • Realização: TV Brasil
  • Narração: Marília Arrigoni
  • Direção, Produção Executiva e Roteiro: Ingrid Gassert e Maíra de Assis
  • Revisão de Roteiro: Leonardo Dias e Paulo Fernandes
  • Produção: Almir Duborel, Bárbara Carvalho, Joana Moscatelli, Socorro Cardoso e Vitor Chambom
  • Fotografia: Eduardo Viné, Marcio de Andrade e Mariana Vitarelli
  • Edição e Finalização: Filipe Ronqui e Mauro Fernandes
  • Sonorização: Maurício Azevedo
  • Pós-produção: Andréa Palma, Iara Bezerra e Michelle TitoIdentidade
  • Visual: Luiza Abelin
  • Motion Desig: Babu Freitas e Eudes Lins
  • Produção Musical: Teresa Eustáquio
  • Trilha Sonora Original: Flávia Tygel
  • Ano: 2023
  • País de origem: Brasil
  • Episódios: 13
  • Duração: 26 minutos
  • Gênero: documentário
  • Classificação indicativa: Livre

Fonte: EBC

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile