Saída de Abelairas gerou controvérsias entre vascaínos

Abelairas recebeu uma proposta de um clube mexicano, de menor projeção que o Vasco, mas onde teria muito mais chances de atuar.

Mais uma semana sem jogos e, adivinhem! Notícias negativas sobre o Vasco voltam a ter destaque. Ou nem tanto, depende de como se apresenta a notícia. O tema? Abelairas. O meia argentino deu uma entrevista em que falava sobe sua situação no clube e o assunto gerou, como bem se esperava, polêmica entre os torcedores.

Pode-se encarar a entrevistas de duas formas: o “hermano” mostrou sua mágoa com o Vasco e pode sair ou Abelairas gostaria de ter mais chances no time e reforçou sua vontade de permanecer na Colina. Nem uma está errada, nem outra está completamente certa. Cabe ao leitor ter o discernimento para captar qual é mais precisa.

Os fatos são os seguintes: Abelairas recebeu uma proposta de um clube mexicano, de menor projeção que o Vasco, mas onde teria muito mais chances de atuar. Como tem tido poucas oportunidades com o Cristóvão, nada mais natural que o jogador leve em consideração uma oportunidade de voltar a atuar com frequência.

Mas não se pode ignorar declarações como “Eu estou muito contente e muito feliz por estar jogando no Vasco. Acho que é um time excepcional e que possui um elenco muito bom, muito competitivo e estou muito feliz. Meu desejo é continuar no clube“. Estar insatisfeito com sua situação não significa necessariamente estar insatisfeito por estar no Vasco. Pelo que disse na sua entrevista, a tal “mágoa” se resolveria de maneira muito simples: bastaria que dessem ao gringo uma chance real de mostrar seu potencial.

Esse é apenas um dos vários casos em que a torcida deve refletir antes de defender incondicionalmente a diretoria ou cair matando nas críticas. Cabe a nós avaliarmos qual ponto de vista é o mais próximo da realidade e não aceitar tudo o que vem mastigado da imprensa. Até porque o papel de interpretar as manchetes é nosso, não dos jornalistas.

***

Mas vale um comentário extra sobre a condição do Abelairas. O gringo ter mais chances no time passa necessariamente por uma decisão do Cristóvão, e isso deve complicar um pouco a questão. Já ficou claro que o 12º jogador do técnico é o Fellipe Bastos, esteja ele marcando gols (os poucos que fez) ou jogando o feijão com arroz sem nenhum tempero que (quase sempre) mostra em campo. Esse parece ser o maior empecilho para que o Abelairas tenha mais oportunidades no time.

Parece, mas pode não ser. Como ainda não vi ninguém pedir que o meia argentino tome a vaga do Juninho no time, o maior motivo do clamor de grande parte dos vascaínos pelo hermano vem da certeza de que ele não pode ser pior que Fellipe Bastos. O problema é que – apesar de todas as provas que Bastos nos dá de que isso é verdade – a torcida não pode efetivamente comprovar esse fato. Abelairas jogou muito pouco e nas chances que teve se saiu razoavelmente. Fellipe Bastos já teve jogos muito piores, mas também foi bem mais decisivo que o argentino. Quem pode garantir que nos treinos o brasileiro não se sai melhor que argentino ao cumprir as funções determinadas pelo treinador?

Aí é que está: quem poderia garantir isso é o Cristóvão. É o treinador que está junto dos jogadores e avalia quem pode ou não cumprir as funções que ele determina. Pode parecer estranho ou mesmo inexplicável ou inaceitável o Abelairas ser sempre preterido pelo Bastos. Mas o torcedor comum, aquele que só tem acesso aos jogos do time e ao noticiário do clube, não tem elementos para contestar essa decisão do treinador.

Agora: caso o gringo realmente vá para o México e arrebente, que o treinador e a diretoria aguentem as críticas da torcida, que virão pesadas (e com toda a razão).

***

O garotão usando a armadura do Fernando Prass e que ilustra a seção “Vasco Imortal” desse tema livre é o Pedro, filho do Dennys Ferreira. Eles são da Ilha do Governador, aqui no Rio mesmo.

Para mandar suas fotos ou vídeos, utilizem o e-mail do blog:[email protected].

Outras formas de interação com os leitores:

Fan page do blog no Facebook

Fotolog Vasco Imortal

Comunidade no Orkut

Página no Youtube

Twitter do blog.

***

Quando será que vão parar de associar o gol do Diego Souza no jogo contra o Bahia à chance que o jogador perdeu nas quartas de final da Libertadores? Aliás, qual é o sentido em fazer essa comparação?

blog do torcedor

Comente

Veja também
JP em Vasco x Flamengo pelo Sub-20
JP brilha no Carioca Sub-20 e pode virar opção para Rafael Paiva no Vasco

Após boa atuação na final do Carioca Sub-20, JP pode ganhar nova oportunidade com Rafael Paiva no Vasco da Gama.

Luiz Gustavo comemorando gol contra o Flamengo
Ex-técnico rasga elogios a Luiz Gustavo e afirma: ‘Vasco está bem servido’

Já nos profissionais do Vasco da Gama, o zagueiro Luiz Gustavo ainda não estreou, mas recebeu elogios do seu ex-técnico.

Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Torcida do Vasco esgota ingressos para jogo contra o Atlético-MG em 3 horas de venda

Apesar de instabilidade no site, torcida do Vasco da Gama esgota ingressos para o duelo decisivo contra o Atlético-MG em três horas.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Vasco conta com ‘fator Rafael Paiva’ para quebrar mais uma escrita na temporada

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva terá a missão de pôr fim a mais um tabu da equipe, desta vez contra o São Paulo.

Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019
Werley relembra passagem pelo Vasco e revela mágoa com saída

Aposentado do futebol, o ex-zagueiro Werley defendeu as cores do Vasco da Gama entre os anos de 2018 e 2020.