Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco
Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.
A pausa para a Data Fifa é um período que pode ser proveitoso para todo o elenco do Vasco, mas alguns atletas podem aproveitar mais período sem partidas. Seja por questões físicas ou outros problemas, há alguns jogadores que podem estar “agradecendo” pelo período sem jogos.
Nesta segunda-feira, o ge apontou alguns problemas que o Vasco precisa corrigir nesta Data Fifa. Além das indefinições no time titular, a questão física também deve ser considerada. O time veio de uma sequência dura de viagens e jogos nas últimas semanas. Com elenco curto, alguns jogadores caíram de rendimento ou preocupavam o departamento médico.
Veja abaixo alguns casos
Lucas Piton
Uma das principais armas ofensivas do Vasco na temporada, Lucas Piton não vem de bons jogos. O lateral não tem ido bem na defesa e pouco apareceu no ataque nas últimas partidas. A última participação em gol foi na volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico.
O cansaço pode ser uma justificativa para a queda de rendimento. Piton é um dos jogadores com mais desgaste físico no elenco, uma vez que é um dos atletas com maior carga de jogos na temporada. Ele atuou em 42 partidas das 50 oficiais de 2024.
Philippe Coutinho
Destaque nos últimos jogos, Coutinho parece estar se adaptando cada vez mais ao time de Rafael Paiva. Contra o Atlético-MG, o meia fez o melhor jogo dele pelo Vasco neste retorno, com um gol na derrota na ida da semifinal da Copa do Brasil.
Depois de jogar domingo, quarta e sábado, o meia teve três dias de folga, assim como todo o elenco, para descansar da maior sequência de jogos que fez pelo Vasco até aqui. Coutinho ainda é tratado com cautela no departamento médico do clube, que não quer correr o risco de sobrecarregar o atleta, que chegou no meio do ano, sem pré-temporada e vindo de uma liga menos intensa. A Data Fifa servirá para o meia melhorar ainda mais a parte física e entrosar mais no time titular.
Payet
Depois de atuações abaixo da média do francês, Payet voltou a jogar bem e balançar as redes no último sábado, contra o Juventude, em São Januário. O meia não marcava um gol pelo Vasco há sete meses.
Com as boas atuações de Coutinho, Payet se tornou reserva da equipe de Rafael Paiva e pode usar os treinamentos do período sem jogos para melhorar a parte física e retomar a posição no time titular. Será que os dois podem jogar juntos?
Maxime Dominguez
Do francês para o suíço. Ainda em adaptação ao futebol brasileiro e ao Vasco, Maxime ganhou a titularidade na partida contra o Juventude e agradou à comissão técnica sendo usado na ponta direita, posição que virou um problema no time desde a lesão de Adson. Treinos podem ajudar no entrosamento com a equipe para seguir tendo minutos, sendo testado na ponta ou no meio.
Outros casos
Outros jogadores podem usar o período para recuperar o prestígio dentro do elenco, depois de falhas recentes. Léo e Souza são exemplos. O zagueiro falhou no jogo contra o Atlético-MG na Copa do Brasil e foi sacado do time titular. Já o volante foi expulso contra o Juventude depois de apenas três minutos em campo.
Também para recuperar prestígio, JP e Rojas podem aproveitar o período para serem mais aproveitados. Enquanto o volante da base parou de ser relacionado para as partidas por opção técnica e voltou a disputar competições pelo Sub-20, o zagueiro paraguaio não entra em campo desde julho pelo Vasco. Na atual passagem de Paiva, Rojas só atuou em quatro partidas.
Antes no fundo do elenco, Alex Teixeira voltou à lista de relacionados e já foi utilizado em campo, como na partida contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil. O meia-atacante também tem sido tratado com cautela pela parte física, já que ficou boa parte da temporada sem clube.
Oito meses depois da grave lesão no joelho, Jair está recuperado e se prepara para voltar a jogar na próxima semana. O Vasco trabalha com a possibilidade de dar ao volante alguns minutos em campo no jogo contra o São Paulo, no dia 16 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro.
O retorno dependerá das condições da partida, já que Jair não joga desde o dia 4 de fevereiro e está fora de ritmo. Mas a programação da comissão técnica é contar com o volante após a Data Fifa.
Fonte: Globo Esporte