Saiba quem é Rafael Paiva, técnico interino do Vasco

Treinador do Sub-20, Rafael Paiva irá assumir o comando do Vasco da Gama de forma interina, após a saída de Ramón Díaz.

Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-20 do Vasco
Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-20 do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Rafael Paiva será o treinador do Vasco contra o Fortaleza, na quarta-feira, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O técnico do sub-20 assume o time interinamente depois da saída de Ramón Díaz. O que esperar do comandante, que foi campeão com a base no domingo?

O treinador tem pouco tempo de Vasco. Ele chegou em janeiro deste ano após William Batista ser demitido do sub-20. Mas Rafael já havia passado antes por São Januário. Em 2021, ele foi campeão do Carioca e da Recopa Carioca Sub-17 com o time vascaíno.

Desde 2022 no Palmeiras, Rafael foi campeão paulista e conquistou duas Copas do Brasil, dois Campeonatos Brasileiros e duas Supercopas do Brasil também com o time sub-17.

No sub-20 do Vasco, Rafael Paiva tem oito vitórias e um empate em nove jogos. Os dois triunfos mais recentes foram os mais importantes. Nos dois últimos finais de semana, o time venceu o rival Flamengo e conquistou a Copa Rio após goleada por 4 a 1 no domingo.

No jogo de volta, no entanto, Rafael não esteve à beira do campo em São Januário. O treinador já cumpriu agenda no profissional e se reuniu com o departamento de futebol para traçar o planejamento dos próximos dias. O time folgou depois da goleada sofrida para o Criciúma.

O técnico gosta de ter a posse de bola e propor o jogo. O Vasco jogou muito bem quase todos os jogos com Rafael Paiva. É um time que cria muito. Uma das características da equipe é os laterais subirem e atacarem junto com os pontas. Obviamente, no profissional a situação é outra e ele terá apenas dois dias para treinar o elenco antes do jogo contra o Fortaleza.

Uma pessoa do Palmeiras disse ao ge que Rafael Paiva é um profissional de bom trato com comissão, jogadores e funcionários. O trabalho em São Paulo foi marcado pela liberdade de movimentação que deu aos jogadores: “Por mais que o time tivesse estrutura, os jogadores da frente tinham liberdade para circular e criar”. O treinador usou formações táticas diferentes e adaptou os sistemas de acordo com o elenco à disposição e o adversário.

Rafael Paiva também tem passagem pela seleção brasileira de base. Ele foi auxiliar técnico do Brasil na disputa da Copa do Mundo Sub-17, realizada na Indonésia, em novembro do ano passado.

Veja os números de Rafael Paiva desde 2022:

Palmeiras (sub-17)

  • 90 jogos
  • 71 vitórias
  • 9 empates
  • 10 derrotas
  • 82,2% de aproveitamento
  • 329 gols marcados
  • 82 gols sofridos
  • Títulos: Paulista, Brasileiro (2), Copa do Brasil (2) e Supercopa do Brasil (2)

Vasco (sub-20)

  • 9 jogos
  • 8 vitórias
  • 1 empate
  • 92,5% de aproveitamento
  • 20 gols marcados
  • 4 gols sofridos
  • Título: Copa Rio

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
1 comentário
  • Responder

    Tomará que ele não invente esquema tático, o Vasco tem que jogar no 4-4-2 e todos jogadores se doando em campo, e colocar o que temos de ” melhor” pra mim o meio de campo tinha que ser . Hugo Moura, Esforza, Galdames e Payet , David e Vegetti.

Comente

Veja também
Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco sofre maior sequência de derrotas com Rafael Paiva

O Vasco da Gama sofreu sua terceira derrota consecutiva no Brasileiro e Rafael Paiva tem sua pior sequência no comando do Clube.

Vasco homenageia referências da cultura negra em novo uniforme

Jogadores do Vasco da Gama entraram em campo contra o Internacional vestindo camisas com nomes de personalidades da cultura negra.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti não esconde vergonha ao comentar derrota do Vasco

O atacante Vegetti se disse envergonhado com a derrota e a situação do Vasco da Gama, e pede reação no próximo jogo.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Vasco perde invencibilidade de 15 jogos em São Januário

O Vasco da Gama havia perdido uma partida em São Januário há mais sete meses, na goleada sofrida para o Criciúma.