Saiba quais são os clubes a favor, contra, e que não se posicionaram sobre a Libra
O Vasco da Gama é um dos nove clubes que se posicionaram a favor da Libra, o que foi confirmado nesta segunda-feira.
O Vasco informou nesta segunda-feira que aderiu à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). O cruz-maltino é o nono clube a sinalizar adesão à entidade criada por Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Cruzeiro.
Durante as discussões sobre a criação de uma liga, o clube de São Januário não vinha se posicionando nem a favor da Libra e nem ao lado do grupo Forte Futebol, que é contrário à proposta da Libra, especialmente no que diz respeito à divisão das cotas de TV.
Na semana passada, o presidente Jorge Salgado afirmou, depois de primeira reunião para discussão da liga, que levaria a questão para ser debatida com a 777 Partners, grupo interessado na compra de 70% dos ativos da SAF que o clube deve criar.
“O Club de Regatas Vasco da Gama informa que, por decisão unânime da Diretoria Administrativa e pensando na importância da união dos clubes brasileiros, aderiu à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). O Vasco acredita que a implantação da liga é fundamental para o futuro do futebol brasileiro e que o diálogo será fundamental para que seja encontrado um equilíbrio que atenda aos clubes e ao futebol como um todo. O Vasco da Gama trabalhará em conjunto com os parceiros membros da Libra para que esse entendimento seja alcançado no prazo mais curto possível”.
Divisão dos clubes no Brasil
Com o posicionamento do Vasco, a divisão dos integrantes das Séries A e B do Brasileiro fica assim:
A favor da Libra: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ponte Preta, Cruzeiro e Vasco;
Contra a Libra: América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, CSA, Athletico, CRB, Náutico, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Londrina, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova;
Não se manifestaram: Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Guarani, Ituano e Novorizontino.
Fonte: O Globo