Saiba o que o Vasco pode tirar de saldo da campanha do Carioca

O Vasco da Gama fez uma boa campanha, mas acabou eliminado do Campeonato Carioca na semifinal, pelo Flamengo.

Maurício Barbieri em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Maurício Barbieri em jogo contra o Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão/ge)

O Vasco deu adeus ao Campeonato Carioca com a derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no último domingo (19). Apesar disso, a campanha no estadual tem saldo positivo. Afinal, o clube está no início de um processo de reestruturação e já apresenta identidade e competitividade contra os rivais. Naturalmente alguns pontos precisam ser ajustados como falhas individuais e a pontaria nas finalizações.

O Cruz-Maltino terminou o estadual na terceira colocação, resultado acima das expectativas pelo processo que está passando. A equipe ficou à frente do Botafogo, rival que também se tornou SAF e tem um projeto mais consolidado.

Aliás, o clube de São Januário demonstrou um desempenho surpreendente. Tanto pela ofensividade em apenas 13 jogos na temporada, sendo a equipe participante do Carioca que mais finalizou e mais acertou no quesito. Outro ponto positivo vai para a competitividade.

Isso porque, o Vasco teve boas atuações nos clássicos e quebrou uma escrita de nove resultados consecutivos em clássicos. A propósito, com vitórias sobre o Botafogo e Flamengo.

No duelo com o arquirrival, a variação de estratégia de jogo de Barbieri chamou a atenção. Provando que a equipe tem capacidade de adaptar ao adversário. Mesmo na derrota para o Fluminense, a equipe foi superior a um adversário mais entrosado em diversos momentos. O Cruz-Maltino também se destacou na parte defensiva, inclusive, liderando tais quesitos.

Pontos negativos do Vasco

Obviamente por estar em um período de reestruturação, algumas fraquezas vão aparecer. O clube de São Januário acumulou alguns erros individuais cruciais. Dessa forma, que ocasionaram seis dos doze gols que a equipe sofreu no Carioca. Isso representa metade dos tentos sofridos.

O elenco também precisa ser qualificado. A comprovação veio nessa última semana quando o Vasco teve três compromissos decisivos em um intervalo de um mês. Barbieri chegou a analisar a possibilidade de poupar alguns jogadores. Contudo, não pôs em prática pela falta de opções no elenco.

Consequentemente, os atletas estavam cansados no último confronto e não tiveram o melhor desempenho. O comandante possui como opção apenas o veterano Nenê, o jovem Orellano que retornou de um processo de fortalecimento muscular e garotos revelados na base.

Além disso, sobre ao Cruz-Maltino a competitividade nos clássicos, mas faltou a eficiência. Em diversas situações a equipe teve a oportunidade de sair na frente do placar ou virar a partida. Contudo, não caprichou nas finalizações.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Carille cita falta de confiança contra o Corinthians e explica escalação

Durante entrevista coletiva, Carille explica motivo de entrar em campo com time misto e cita falta de confiança e erros do Vasco da Gama.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Corinthians; veja a entrevista coletiva

Fabio Carille analisou o desempenho do Vasco contra o Corinthians e lamentou a falta de confiança do time após erros cometidos.

Felipe Melo vê falta em gol do Corinthians e critica escalação de Carille

Felipe Melo diz que 1º gol do Corinthians deveria ser anulado por toque na mão de Raniele e não aprovou escalação do Vasco.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Corinthians

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Melhores momentos de Corinthians 3 x 0 pelo Brasileiro 2025

Assista aos gols e melhores momentos da derrota do Vasco da Gama para o Corinthians na Neo Química Arena, pelo Brasileirão 2025.

Galvão Bueno se revolta com o VAR no jogo entre Corinthians e Vasco

Galvão Bueno realizou um leve protesto contra o uso do VAR durante narração do jogo entre Corinthians e Vaco da Gama.

Torcida do Vasco critica Carille por poupar titulares: ‘Tem que demitir’

Revoltada, torcida do Vasco da Gama não esconde satisfação com a atitude de Fabio Carille em preservar os titulares.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Vegetti desabafa após derrota do Vasco para o Corinthians

Capitão do Vasco da Gama, Vegetti não escondeu sua insatisfação após o time tomar três gols na partida, assim como na anterior.

Público e renda de Corinthians 3 x 0 Vasco pelo Brasileiro 2025

Mais de 43 mil torcedores acompanharam a derrota do Vasco da Gama diante do Corinthians, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile