Saiba como surgiu a parceria de Maldonado com Maurício Barbieri

Hoje técnico e auxiliar do Vasco da Gama, Maurício Barbieri e Maldonado começaram a trabalhar juntos em 2020, no CSA.

Maldonado em treino do Vasco
Maldonado em treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Com Maurício Barbieri suspenso por ter sido expulso diante do Atlético-MG, o Vasco terá o auxiliar técnico Maldonado no comando da equipe contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Maracanã. Os mais jovens talvez não saibam, mas o chileno foi um grande volante que brilhou no futebol brasileiro na primeira década do Século 21.

Com uma boa técnica e uma consciência tática invejável, Maldonado se firmou como um dos melhores da posição, mas também se destacava pela polivalência. Além de volante, o jogador também chegou a atuar como lateral-direito e até mesmo zagueiro, posição de origem quando estava nas categorias de base.

Por onde passou colecionou títulos. No São Paulo, primeiro clube no Brasil, Maldonado conquistou um Paulista (2000) e um Rio-São Paulo. No Cruzeiro, foi campeão Brasileiro (2003) e ganhou um Mineiro (2004). Já no Santos, mais dois Estaduais (2006 e 2007). Depois de uma passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia, retornou ao Flamengo e foi peça fundamental na conquista do Brasileiro de 2009. Ainda ganhou um Carioca (2011). Em 2013 defendeu o Corinthians, único clube que não levantou taça.

Parceria com Barbieri

Ao encerrar a carreira no Colo-Colo, em 2015, Maldonado decidiu que continuaria perto do campo e tirou as licenças A e PRO de treinador pela CBF Academy. Neste período conheceu Maurício Barbieri e passaram então a trabalhar juntos.

O início da parceria aconteceu em 2020, ainda no CSA. A passagem da dupla pelo time alagoano durou pouco e logo em seguida foram para o Red Bul Bragantino. No clube paulista foram três temporadas, a melhor delas em 2021, quando a equipe terminou em 6º lugar no Brasileiro e ficou com o vice da Copa Sul-Americana.

Maldonado também foi auxiliar técnico no Colo-Colo, em 2018, e chegou a fazer um estágio com Jorge Sampaoli, no Santos, em 2019.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile