Saiba como joga Alan Saldivia, novo zagueiro do Vasco
Contratação do Vasco da Gama para o setor defensivo, Alan Saldivia é conhecido pela boa saída de bola e bom jogo aéreo.

O zagueiro uruguaio Alan Saldivia chegou ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (9) para assinar contrato com o Vasco por três anos, com opção de renovação por mais um. Aos 23 anos, o defensor é o segundo reforço do clube para a temporada e desembarca em São Januário após defender o Colo-Colo, do Chile, por quatro temporadas.
Revelado nas categorias de base do Defensor, do Uruguai, Saldivia também passou pelo Montevideo City Torque antes de chegar ao Colo-Colo, inicialmente por empréstimo para a equipe sub-21, em 2021. No início de 2022, foi adquirido em definitivo por cerca de 440 mil euros. Pelo clube chileno, disputou 95 partidas e contribuiu ofensivamente com três assistências, além de se firmar como titular no sistema defensivo.
Estilo de jogo de Saldivia
Dentro de campo, Saldivia atua preferencialmente pelo lado direito da zaga e tem como principal característica a construção desde a defesa. Com boa saída de bola, costuma participar ativamente do início das jogadas e, em alguns momentos, cai pelo corredor direito para auxiliar na circulação ofensiva — um perfil que se encaixa no modelo de jogo de Fernando Diniz.
Apesar da estatura considerada baixa para um zagueiro (1,80m), apresenta boa presença no jogo aéreo. Sem a bola, é um defensor agressivo, que gosta do bote e da antecipação. Em 2025, porém, conviveu com problemas físicos, somando três lesões no segundo semestre, a mais grave delas uma pubalgia que o afastou dos gramados por 73 dias.
Elogios de Diniz e Felipe Melo
O interesse do Vasco em Saldivia não é recente. O clube tentou a contratação na última temporada, sem sucesso nas negociações com o Colo-Colo. Na época, Fernando Diniz elogiou publicamente o zagueiro após enfrentá-lo na Libertadores de 2024.
– Eu joguei contra, é um jogador que eu gosto muito – afirmou o treinador.
Outro que destacou o potencial do uruguaio foi Felipe Melo, que projetou um futuro europeu para o defensor.
– Eu joguei contra o Colo-Colo na última Libertadores que disputei e vencemos os dois jogos. Quando acabou o jogo eu dei uma entrevista e disse que se continuasse jogando e evoluindo daquele jeito, o jogador Alan Saldivia iria para a Europa o mais rápido possível, porque era um grande jogador. Dito isso, confesso que depois não acompanhei, não vi mais o atleta performando, mas se fechar, é um grande reforço. Espero de verdade que dê certo, ele vai elevar o patamar do sistema defensivo do Vasco. Tomara que seja aquele jogador que vi um tempo atrás, quando joguei contra, mas se o Vasco está de olho é porque o jogador continua performando – comentou o ex-jogador.
Saldivia se junta a Carlos Cuesta, que teve o empréstimo renovado, e a Lyncon, que retorna de empréstimo do Volta Redonda, como opções do Vasco para o lado direito da zaga.
Fonte: Lance!