Saiba as possíveis soluções de Zé Ricardo para suprir os desfalques contra o Audax

Sem Nenê, Bruno Nazário e Juninho, o técnico Zé Ricardo vai ter que fazer mudanças no Vasco da Gama para encarar o Audax.

Zé Ricardo durante treino no CT Moacyr Barbosa
Zé Ricardo durante treino no CT Moacyr Barbosa (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Passada a vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, que deixou muito bem encaminhada a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca, Zé Ricardo vai ter que quebrar a cabeça para escalar o Vasco na próxima rodada, na partida contra o Audax. O técnico não terá à disposição Nenê, Juninho e Bruno Nazário, que receberam o terceiro cartão amarelo e vão cumprir a suspensão automática. Nomes importantes, titulares desde o início, em posições com poucas opções no elenco. E agora?

Zé ainda não havia precisado lidar com tantos desfalques desde que chegou ao Vasco. Além do trio suspenso, o técnico ainda não pode contar com Yuri Lara, e Vitinho, lesionados. Por sua vez, Luiz Henrique e Quintero, reforços vindos do Fortaleza, ainda não têm condições legais de jogo.

O treinador terá somente este sábado para arrumar o time. O confronto contra o Audax, válido pela oitava rodada do estadual, será no domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O ge listou algumas opções para Zé Ricardo. Confira:

Estreia de Zé Gabriel

Diante das atuais circunstâncias, dá para dizer que são grandes as chances de Zé Gabriel estrear como titular já na primeira partida em que estará à disposição de Zé Ricardo. Com a suspensão de Juninho, o treinador pode adiantar Matheus Barbosa para atuar na posição em que se sente mais confortável, que é a de segundo volante, e escalar o jogador vindo do Inter na de primeiro. Na coletiva após a partida contra o Bangu, Zé Ricardo disse que contava com o reforço para o próximo jogo, mas não confirmou a titularidades.

O treinador deu um tremendo azar de Nenê e Bruno Nazário cumprirem suspensão juntos, já que Nazário seria naturalmente a primeira opção de meia armador sem o camisa 10 em campo. Dessa forma, talvez a maior dúvida é a de quem vai desempenhar essa função no domingo: Isaque? Laranjeira? MT? Outra opção seria mudar o esquema.

Sem mexer muita na estrutura da equipe, uma possível escalação seria: Thiago Rodrigues, Weverton, Anderson Conceição, Ulisses (Cangá), Edimar (Riquelme), Zé Gabriel, Matheus Barbosa, Isaque (MT), Gabriel Pec, Getúlio e Raniel.

Três zagueiros

Vale lembrar que, no único jogo em que Nenê não foi titular até aqui, na vitória sobre o Madureira na quarta rodada, Zé Ricardo optou por uma escalação com três zagueiros. Dessa forma, Weverton e Edimar jogariam mais avançados e poderiam auxiliar na criação, já que o time não vai ter um meia criador de origem. Na frente, Gabriel Pec e Raniel seriam os atacantes.

E o ponta?

Voltando à formação 4-3-3, Zé Ricardo vai ter que arrumar um ponta-direita já que Bruno Nazário, que vem sendo improvisado por ali, está suspenso. A opção natural seria Jhon Sánchez, que é o único jogador do elenco originalmente da posição, mas o equatoriano goza de pouco prestígio já desde o ano passado, de modo que uma possível improvisação por ali não será surpresa.

Dito isso, Getúlio pode ser escalado como ponta, embora esteja acostumado a jogar mais centralizado – ele fez dois gols contra o Madureira, na sua estreia como titular da equipe. Outra opção seria usar Figueiredo na esquerdo, com Gabriel Pec caindo pela direita. Por fim, uma solução solicitada principalmente pela torcida é a escalação do lateral-esquerdo Riquelme na ponta, já que o garoto tem a ofensividade e o drible como principais valências.

Possível escalação: Thiago Rodrigues, Weverton, Anderson Conceição, Ulisses (Cangá), Edimar, Zé Gabriel, Matheus Barbosa, Isaque (Laranjeira), Gabriel Pec, Figueiredo (Getúlio ou Riquelme) e Raniel.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Atacante Marrony, ex-Vasco
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.