SAF, São Januário e mais: Leven e Pedrinho respondem 5 perguntas sobre o Vasco

Candidatos à presidências, Leven Siano e Pedrinho responderam cinco perguntas sobre como conduziriam o Vasco da Gama.

Leven Siano e Pedrinho
Leven Siano e Pedrinho

A partir das 10h deste sábado, sócios do Vasco votam para definir o novo presidente do clube associativo. É a primeira eleição desde a venda do futebol cruz-maltino via SAF para a 777 Partners.

Entre as responsabilidades do novo presidente estarão as decisões sobre a reforma de São Januário, que permaneceu em posse da associação, a escolha de um nome (além do presidente) para compor o Conselho Administrativo da SAF e exercer assim os 30% do futebol que seguem sob o associativo, além de administrar o patrimônio e os esportes olímpicos.

Pouco mais de 6 mil sócios estão aptos a votar neste sábado. O processo, que chegou a ter até oito possíveis candidatos, se reduziu a dois: o advogado Leven Siano (chapa Somamos), que participa de sua segunda eleição, e Pedrinho (chapa Sempre Vasco), ídolo do clube nos gramados, que deixou o cargo de comentarista esportivo para concorrer pela primeira vez à presidência.

O Panorama Esportivo procurou os candidatos e apresentou a eles cinco questionamentos centrais para o futuro do Vasco, pelos quais passará o mandato daquele que for eleito neste sábado, no triênio 2024-2026.

Por que você deve ser o presidente do Vasco?

Leven Siano: Porque tenho um projeto para transformar o Vasco e deixar um legado.

Pedrinho: O Vasco precisa de uma representatividade com credibilidade no mercado. Eu acho que o Vasco perdeu muitas possibilidades com empresas e patrocínios porque não tinha credibilidade. O clube politicamente sempre foi tumultuado e (quero mudar) através da minha imagem, do meu network e das portas que eu possa abrir. Já estou com grandes empresas com a possibilidade de grandes investimentos. Credibilidade através do que a minha carreira representa, não de desempenho, estou longe de ser top-10 no Vasco, mas realmente de representatividade na questão de integridade para trazer credibilidade pro mercado.

Quais são seus planos para São Januário após a aprovação da transferência do potencial construtivo?

Leven Siano: Nós temos dois projetos para São Januário, um da empresa sueca Serneke e outro da Populous. Temos a preferência pelos projetos de estádios da Populous, gigante britânica mundial, no qual o formato é da caravela São Gabriel, de Vasco da Gama, e foi eleito entre os melhores estádios do futuro em uma votação pela revista alemã One Football. A gente entende que embora este da caravela seja o melhor projeto para São Januário, porque vai tornar aquela aquela região um ponto turístico, nós entendemos que a decisão pelo melhor design, pelo melhor projeto, deve ser uma decisão democraticamente compartilhada com os vascaínos para que eles tenham a oportunidade de votar. Respeitaremos a nossa essência vascaína. Este projeto apresentado (o da atual administração) e os demais, colocaremos para a torcida vascaína votar e escolher democraticamente o melhor projeto para a nossa casa.

Pedrinho: Eu acho que o potencial construtivo é um grande passo, mas temos o nosso projeto, o torcedor tem o projeto dele. Você tem que entender todos os projetos e de repente fazer uma enquete em que a gente ouça o torcedor, que é quem vai frequentar São Januário. Obviamente tem a questão administrativa, que seja para o clube em termos de receita, mas sem o Vasco perder a sua essência. E através de uma opinião conjunta, ouvindo o torcedor, tomar a melhor decisão. Não tenho vaidade em ser o projeto do Pedrinho, tem que ser o projeto que seja melhor para o Vasco.

Além de você, quem vai integrar o Conselho Administrativo* da SAF?

*Composto de sete cadeiras, cinco da 777 Partners e dois do clube associativo, sendo um deles o presidente

Leven Siano: Estou levando o José Hamilton Mandarino, vice-presidente de futebol do último título nacional do Vasco (a Copa do Brasil de 2011).

Pedrinho: A segunda cadeira ainda está em avaliação. Estamos em processo de avaliação para ver em que esfera vamos atacar, se a administrativa, jurídica ou esportiva.

Qual a posição do seu grupo em relação à SAF e uma futura relação com a 777 Partners?

Leven Siano: Aprendi na Uefa que a melhor forma de gerir um clube de futebol hoje em dia é a chamada gestão de partes interessadas. Então, nosso interesse é convergir com a SAF, mas condicionado à transparência, à sustentabilidade do Vasco associativo e à capacidade de disputar títulos.

Pedrinho: De entendimento das questões contratuais, ver o que temos de direito de TV, fiscalizar naquilo que a gente tem que fiscalizar. Transparência, que é o mais importante. Quando a 777 compra o Vasco ela não está comprando um clube, está comprando uma história e tradição. Atrás desse combo tem o seu maior patrimônio, que é o torcedor. Tem que ficar muito claro o alinhamento, ajustes, benefícios dos sócios. Tem que ter muito diálogo e revisitar o contrato para a gente obviamente ver o que é melhor para o Vasco. Não podemos ter divisão entre sócios estatutários, sócio-torcedor e clube associativo. É uma gestão que tem que ser conjunta.

Quais são os planos do seu grupo para os esportes olímpicos?

Leven Siano: Reativar os esportes olímpicos através de projetos incentivados e possibilidades de patrocínio que já temos alavancados para alguns dos esportes.

Pedrinho: Com as grandes empresas que estão vindo com a gente, temos um potencial enorme de projetos incentivados. O esporte paraolímpico sempre foi muito forte com a gente. O futsal, de onde eu vim, com a liga agora nacional. Através desses esportes incentivados a gente tem um potencial de ter um aporte financeiro muito grande para fazer um esporte olímpico muito forte como sempre foi característica do Vasco.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.