SAF diminuirá intensidade da política do Vasco, mas não a tornará irrelevante

A criação da SAF no Vasco da Gama pode diminuir a intensidade da política do Clube, mas não a tornará irrelevante.

Membros das chapas ''Mais Vasco'' e ''Somamos'' na eleição do dia 07 de novembro de 2020
Membros das chapas ''Mais Vasco'' e ''Somamos'' na eleição do dia 07 de novembro de 2020

A chegada, mesmo que discreta, de Josh Wander e dos demais executivos da 777 Partners ao Rio é mais que um passo. É um sinal de um novo tempo que se aproxima do Vasco. Embora haja resistência de alguns atores internos e externos, a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) caminha para acontecer e, se ela se confirmar, será um marco na história do clube. História marcada também por constante efervescência política. Que deverá diminuir.

A reportagem do LANCE! conversou com pessoas que estão, que estiveram e que acompanham a rotina no Cruz-Maltino para avaliar a mudança institucional do ponto de vista político. E a perspectiva de larga maioria dos abordados é de que os debates e a intensidade das disputas deverão diminuir, mas não ser encerradas.

O entendimento é de que como o poder da instituição já existente nas decisões do departamento de futebol será reduzido, o eventual interesse de alguém se tornar sócio estatutário também deve diminuir. É mais provável que essa mesma pessoa queira se tornar sócio-torcedor.

E os atuais atores políticos? Independentemente da corrente política, o clube seguirá com assentos minoritários no conselho administrativo da Vasco-SAF. E embora sem o poder decisório que deverá ficar nas mãos de Josh Wander, a capacidade de opinar e influenciar seguirá existindo. Por vias muito mais distantes do que as atuais, certamente – nem no Brasil a 777 Partners está sediada.

De todo modo, os desejos e interesses dos sócios estatutários deverão seguir presentes na rotina de São Januário. Até porque o estádio vascaíno seguirá como propriedade do clube e será alugado à SAF cruz-maltina.

Fonte: Lance!

Mais sobre:SAF
Comente

Veja também
Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Sair da versão mobile